Boa disposição e foco no objectivo traçado para o jogo da segunda jornada do Campeonato Africano das Nações, CAN-2025, marcou o primeiro treino dos Mambas em Agadir em preparação do jogo com o Gabão. O guarda-redes Ernan Siluane e o médio Alfons Amade revelaram que a equipa está focada para que tenha um bom desempenho na partida de domingo, 28 de Dezembro, onde só a vitória interessa para que Moçambique continue a acalentar a qualificação para a segunda fase da prova que decorre no Marrocos.
Por Alfredo Júnior, em Agadir
O guarda-redes Ernan Siluane foi um dos jogadores moçambicanos em destaque no jogo diante da Costa do Marfim, em que os Mambas perderam por uma bola a zero. Apesar da derrota, o número um da baliza moçambicana faz uma avaliação positiva do desempenho da equipa de todos nós e referiu que os Mambas estão motivados para os jogos que se seguem.
“A preparação está super ótima, a equipe está muito motivada depois do jogo que fizemos contra a Costa de Marfim, independentemente do resultado que tivemos lá que não foi positivo, mas a equipe esteve bem em vários momentos e temos que aproveitar e também rever os momentos que tivemos contra a Costa de Marfim para que possamos fazer um excelente jogo contra o gabão e que saia que a gente consiga fazer os três pontos, porque até então é o mais difícil, mas vamos lutar para que possamos alcançar a primeira vitória num CAN, que é possível, sentimos isso no jogo contra a Costa de Marfim e faremos tudo para que possamos ganhar o jogo contra o gabão”, disse Ernan.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
Agora o foco é preparar o embate contra o Gabão que será de tudo ou nada, sendo que a equipa já sabe o que deve mudar Iara chegar a um bom resultado no domingo.
“Felizmente chegamos no balneário e puxamos as orelhas porque parecia que tudo estava tudo bem, mas não estive. O facto de termos feito um bom jogo não significa que estamos de parabéns, porque o resultado não foi positivo, perdemos o jogo mas podíamos ter feito mais.Saímos de esse jogo com a sequência da lição de que podíamos ter feito mais e se tivéssemos acreditado ainda mais, talvez o resultado seria diferente. E agora sim, levantar a cabeça e trabalhar para que a gente possa ganhar o Costa de Marfim, o gabão e decidimos tudo contra os camarões porque nós também queremos passar para outra fase e é possível. Defendermos melhor e finalizarmos ainda mais as oportunidades que a gente tiver e a gente fazer o gol que nos faltou e tudo vai, acredito que vai correr bem, afiançou Ernan
Apesar do golo sofrido, Ernan Siluane (o único jogador do Moçambola a entrar a titular) teve uma exibição de grande nível o que o motiva a continuar a trabalhar para defender a baliza moçambicana.
“Eu acredito que cada jogo em um jogo, a gente se prepara da melhor maneira possível para que a gente possa fazer um excelente jogo. E graças a Deus estivemos todos, todos estivemos da melhor maneira possível no jogo, mas agora já é concentrar-nos para o jogo contra o gabão. Costa de Marfim já passou agora o fogo contra o gabão, tentar ajudar a equipe da melhor maneira possível nos momentos em que eu for a ser chamado e eu estar lá 100% para ajudar a minha seleção, porque o objetivo é todo o mesmo de fazer o melhor jogo e ganhar, ganhar mesmo, porque a coisa mais importante é essa mesmo, conseguir a primeira vitória num CAN que é o mais difícil de atentar, mas eu acredito que vai ser possível e faremos tudo para que isso possa ser possível, queremos o mesmo ser deste cane pelo menos como a vitória.”
Quem também fez uma avaliação positiva do desempenho dos Mambas foi o médio Alfons Amade que reiterou que o foco actual é no jogo diante do Gabão.
“Ainda estamos analisando o último jogo, mas sim, o foco é para o próximo jogo contra o gabão, e sim, vamos preparar como namar, como todos os jogos, então vamos ser preparados para o próximo jogo. Qual é a avaliação que os jogadores fizeram daquele jogo contra o Costa de Morfim? Posso dizer de novo?
Amade referiu que não espera encontrar facilidades em nenhuma das partidas a realizar nesta prova, sublinhando que o desempenho dos Mambas deve ser o mais alto possível para alcançar os objectivos traçados.
“Não estava fácil, mas não sabia o nosso, é isso, e tentamos tudo, e sabíamos também, vamos sofrer, há alguns tempos, mas também tinha uma fase como nós estávamos a jogar um bom futebol, e um jogo sempre é uma coisa extraordinária, e sim, temos que fazer essas eras do último jogo melhor no próximo jogo, então, talvez temos uma chance também. Não é muita coisa, como eu disse, é sempre detalhes, e no esse nível pequenas coisas estão decidindo o jogo, e nós vamos tocar, não muito, mas temos que deixar tudo no campo, qualidade, e também temos que fazer o melhor, mas sim, nós estamos com confiança para o próximo jogo também, nós acredita na equipa, no todos, então vamos fazer, também mostrar o nosso potencial", disse Alfons Amade.
Os Mambas cumpriram na manhã desta sexta-feira, 26 de Dezembro, o primeiro treino tendo em vista o jogo diante do Gabão. (LANCEMZ)









