Depois de mais de 20 anos de carreira, a extremo-base, Anabela Cossa coloca ponto final na sua carreira desportiva. A internacional moçambicana de 39 anos de idade que foi 5 vezes campeã africana ao nível de clubes deixa de jogar após ter conquistado diversos títulos a nível nacional e internacional. O seu último título foi na edição de 2025 da Liga Sasol no qual o Ferroviário de Maputo revalidou o título de campeão Nacional.
Por Julião Tsowo
A melhor triplista da edição de 2024 da Liga Africana de Basquetebol com 20 acertos da linha dos três pontos decidiu deixar de praticar a modalidade, depois de duas décadas de muito sucesso e muitas conquistas.
Aquando do início da sua carreira, no escalão de juvenis, Cossa conquistou a medalha de bronze nos sub-18 no Campeonato Africano em 2004, em 2006 ficou em segundo lugar com a selecção Sub-20.
A antiga jogadora do Ferroviário de Maputo, foi 5 vezes campeã africana ao nível de clubes, 14 vezes campeã nacional, 15 vezes campeã da cidade de Maputo, 1 vez campeã da zona Austral de África, 3 vezes Melhor Triplista da África, esteve 2 vezes no Cinco ideal da Taça de África (2016 e 2018), 7 vezes Melhor Triplista Nacional e Jogadora Mais Valiosa (MVP) do africano de Sub-20 que decorreu em Maputo.
Em 2025 Cossa, falhou o acesso ao AfroBasket que decorreu na Costa do Marfim devido à lesão. A estreia de Anabela na seleção Nacional de basquetebol, remonta há 20 anos, é que em 2005, aos 19 anos de idade, a jogadora vestiu pela primeira vez as cores de Moçambique no AfroBasket realizado na Nigéria, no qual Moçambique conquistou a medalha de bronze. Seguiu-se a mais um AfroBasket, isso em 2007 no Senegal, 12 anos depois, em 2019 voltou a este país da África Ocidental para mais uma edição da maior competição da bola ao cesto de África, em 2009 no Madagascar, 2011 no Mali, 2021 nos Camarões.
Em 2023 Cossa recebeu a distinção do 1.⁰ de Agosto de Angola com o troféu “Gloriosos Vips do Prii” pela sua prestação por ter sido a melhor jogadora na final da Taça de Angola, recebeu igualmente em 2025 o título honroso de Atleta do Ano em femininos.
Anabela já vestiu as cores do Desportivo Maputo, Liga Desportiva de Maputo antiga Liga Muçulmana, 1o de Agosto de Angola e Ferroviário de Maputo. Representou igualmente a seleção nacional de basquetebol em diversas provas. (LANCEMZ)









