A Federação Zambiana de Basquetebol (ZBF) anunciou que não irá partici "/>  

A Federação Zambiana de Basquetebol (ZBF) anunciou que não irá partici "/>

desporto mocambicano

Zâmbia descarta vinda a Maputo para participação na qualificação ao AfroBasket 2025

  • 694

 

A Federação Zambiana de Basquetebol (ZBF) anunciou que não irá participar na fase de apuramento ao Grupo A de qualificação ao AfroBasket 2025 que vai ter lugar na cidade de Maputo, de 17 a 25 de Fevereiro corrente.

 

Por Redacção LanceMZ

 

O facto foi avançado pelo presidente da federação daquele país, Maziko Phiri, durante a Assembleia Geral anual da ZBF que teve lugar a dias em Lusaka, na qual o timoneiro da instituição anunciou que igual medida será tomada em relação à equipa sénior feminina.

 

“Recebemos a circular da FIBA-África indicando a realização da pré-qualificação em Maputo, porém lamentamos informar que não iremos participar tendo em conta o escasso tempo que teremos pela frente para a angariação de fundos necessários para viabilizar esta participação”, disse Maziko Phiri.

 

Phiri anunciou que o foco da Federação para os próximos temos estará voltada na preparação da sua selecção júnior de modo a que a partir de 2026 possa entrar nas provas de qualificação para os próximos AfroBasket’s.

 

Recordar que a Zâmbia esteve presente no último evento organizado ao nível da Zona VI da FIBA-África que teve lugar em Fevereiro de 2023, em Bulawayo,  no Zimbabwe e era referente a qualificação para o AfroCan-2023 na qual Moçambique terminou em primeiro lugar e apurou-se para a prova que teve lugar em Luanda, capital de Angola.

 

Referir que para além de Moçambique deverão participar na prova a decorrer no pavilhão do Maxaquene as selecções da Zona VI da FIBA-África, com a excepção de Angola que já está apurada, e os combinados das Maurícias e Comores.

 

Em Maputo a selecção vencedora vai apurar-se para integrar o Grupo A da fase de qualificação ao Afrobasket 2025 e segundo o sorteio realizado no ano passado oleaste agrupamento deverá contar com as selecções do Sudão do Sul, que está qualificadas  às Olimpíadas de Paris, classificando-se em primeiro lugar no continente, integrando ainda as selecções da Republica Democrática do Congo e Mali.

 

O Grupo A terá sua primeira janela de qualificação entre os dias 22 e 24 de Novembro deste ano num país ainda por indicar, sendo que a última etapa de apuramento está marcada para entre os dias 17 e 25 de Fevereiro do próximo ano. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .