A selecção nacional de futsal prossegue com os trabalhos de preparação tendo em vista o duplo confronto diante da Mauritânia, referente à segunda fase de qualificação ao Campeonato Africano das Nações (CAN) de Futsal 2026.
Por Rosário Rafael
Na sessão de treinos realizada nesta quarta-feira, 14 de Janeiro, o seleccionador nacional, Nadir Norrotam, falou do ritmo de preparação da equipa, explicando que, nesta primeira fase, o foco tem sido potenciar os níveis físico, técnico e táctico dos atletas.
“O clima neste momento é bastante bom, depois de termos iniciado os trabalhos na semana passada, esta semana estamos prestes a cumprir com aquilo que é o nosso bloco de treinamento, até então, tudo a correr com tranquilidade e normalidade, tentamos potenciar o máximo possível os atletas de modo a estarem bem principalmente em termos físicos, técnicos e táticos, para que possamos lá mais para a frente começar a pensar naquilo que poderá ser a nossa abordagem para o adversário que nos calhou”, destacou o seleccionador.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
Norrotam acrescentou ainda que já conta com todos os jogadores pré-convocados à sua disposição e que o grupo de trabalho já responde de forma positiva ao protocolo de treino estabelecido.
“Todos os pré-convocados estiveram já na semana passada presentes, tivemos a chance de pelo menos a maior parte ter chegado na sexta-feira passada e já estão todos integrados e a responder muito bem ao nosso protocolo de treinamento”, sublinhou Nadir Norrotam.
JOGADORES MOTIVADOS
Por outro lado, os jogadores da selecção André Mangue, Lineu e Ivan Adriano, destacaram o bom nível de preparação que a selecção apresenta, volvida a primeira semana de trabalhos.
“O nível da preparação da nossa equipe está muito boa, os atletas estão muito motivados e cada dia está sendo algo especial, estão a ter alguns atletas que também estão a mostrar esse potencial e isso vai gratificar a nossa equipa”, referiu André Mangue.
“A preparação está a ser muito boa, estamos a trabalhar dia após dia para cumprir o nosso objetivo, que é apuramento ao campo. Vejo que a equipa está motivada, está a trabalhar, está empenhada, está dedicada para conseguir aquilo que é o objetivo da seleção, que é o apuramento ao CAN”, revelou Lineu.
“Os treinos estão sendo bons e com muita dinâmica, estamos preparados para o jogo que vêm e acredito eu que vamos ganhar o jogo contra a Mauritânia”, afirmou Ivan Adriano.
EXPECTATIVAS ALTAS
Os atletas abordaram igualmente as expectativas para o confronto, o bom ambiente no balneário e de orgulho de representar e defender as cores da selecção nacional.
“Nós estamos a treinar mesmo que é para poder vencer, as expectativas são boas, nós queremos ganhar e temos que ganhar, querendo como não vencer é o nosso objetivo”, destacou André Mangue.
“O balneário também está cumprindo aquilo que o mister está precisando.
O balneário está motivado, estamos unidos, visto que não vamos todos, mas os que estão aqui vão fazer aquilo que serve para chegar ao rumo ao CAN-2026”, disse Lineu.
“Sinto-me muito feliz, grato, é uma bênção de Deus estar aqui, não foi fácil chegar até aqui e estou muito feliz por isso”, salientou Ivan Adriano.
Refira-se que a primeira mão do confronto entre Moçambique e Mauritânia será disputada em território mauritano, enquanto a segunda mão terá lugar em Moçambique. (LANCEMZ)









