O Campo Municipal de Maxixe apresenta uma nova cara após as obras de requalificação que vinha decorrendo "/> O Campo Municipal de Maxixe apresenta uma nova cara após as obras de requalificação que vinha decorrendo "/>
desporto mocambicano

Nova e moderna cara do Municipal da Maxixe

  • 868

O Campo Municipal de Maxixe apresenta uma nova cara após as obras de requalificação que vinha decorrendo desde o mês de Agosto de 2020 numa iniciativa da Federação Moçambicana de Futebol e que foi suportada pela FIFA no âmbito do programa de desenvolvimento FIFA FORWARD. O recinto apresenta condições para acolher jogos de futebol de nível nacional, tal é o caso da final da Supertaça Mário Esteves Coluna que terá lugar este sábado, 11 de Março, marcando a reabertura da infraestrutura situada na província de Inhambane.

Por Redacção LanceMZ

A requalificação daquela infraestrutura desportiva compreendeu a instalação de uma relva sintética, a montagem de balizas e bancadas modernas, a construção de raiz de bancadas para um máximo de 2500 espectadores sentados, balneários para as equipas envolvidas no jogo e para o público. Uma tribuna e um bloco administrativo para o funcionamento da Associação Provincial de Futebol de Inhambane.

As novas bancadas incluem a colocação de assentos plásticos, dando um ar mais moderno e mais conforto aos espectadores que se farão ao recinto que poderá acolher jogos do Moçambola e do Campeonato Provincial de Futebol.

As obras de requalificação estão orçadas em 45 milhões de meticais, a serem desembolsados na totalidade pela FIFA, ao abrigo do seu programa de desenvolvimento do futebol mundial, FIFA FORWARD.

 

A modernização deste recinto foi concluída em Dezembro de 2022 tendo a obra sido entregue a Federação Moçambicana de Futebol e o Conselho Municipal da Maxixe que receberam o campo devidamente requalificado, estando no padrão dos maiores palcos desportivos no país e pronta para receber grandes competições nacionais.

 

A província de Inhambane apenas tem uma equipa a participar no principal Campeonato Nacional de Futebol, vulgo Moçambola. Trata-se da Associação Desportiva de Vilanculo que utiliza o Campo Municipal localizado no Alto Makassa, na Vila Autárquica de Vilanculo.

 

REQUALIFICAÇÃO DO MUNICIPAL AO INVÉS DA CONSTRUÇÃO RAIZ

 

De recordar que a requalificação do Campo Municipal surgiu após a Direcção da FMF presidida por Feizal Sidat ter chumbado o projecto do anterior executivo liderada por Alberto Simango Júnior que previa a construção de um Estádio de futebol na Maxixe com capacidade para cerca de 10 mil espectadores,  num financiamento de 15 milhões de dólares da FIFA.

 

Na ocasião a FMF entendeu não ser prioritário construir estádios de grande envergadura que depois se tornem em “elefantes brancos” pois a sua manutenção requer vários recursos, daí a opção pela reabilitação de Municipal e requalificá-lo para acolher 2500 espectadores.

 

O campo que está localizado no bairro Chambone 5 também leva o nome de Valdemar Oliveira Fernandes, em homenagem a uma das figuras carismáticas daquela urbe de Inhambane e que ocupou o cargo de Vereador Municipal e que perdeu a vida num acidente de viação.  (LANCEMZ)

 

______________________________________________________________________________

 

 

Apoio às vítimas das cheias na reabertura do Municipal

 

Vários momentos vão marcar a cerimónia de reabertura do Campo Municipal da Maxixe, com as actividades a iniciarem logo pela manhã de sábado, 11 de Março, com uma iniciativa ligada à massificação do futebol a ser o destaque.

 

O evento vai incluir a distribuição de bolas para a formação, numa iniciativa da Federação Moçambicana de Futebol que conta com o apoio da FIFA, sendo que os petizes terão a oportunidade de demonstrar o seu talento ao longo das primeiras horas do dia.

 

Entretanto, o bilhete para o ingresso para o jogo da Supertaça Mário Coluna está a ser vendido ao preço de 300 meticais para a bancada sombra e 200 para o lado do sol.


A organização do certame apela aos espectadores para levarem consigo produtos não perecíveis para apoiar as vítimas das cheias. As contribuições deverão ser depositadas à entrada do recinto. (LANCEMZ)

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .