Depois da prestação no CAN-2025 a Selecção Nacional de Futebol regressou ao país, com o primeiro grupo a chegar na manhã deste sábado, 10 de Janeiro, e foi felicitada pelo Presidente da República, Daniel Chapo, que garantiu o pagamento do prémio de 300 mil Meticais pela vitória por 3-2 sobre o Gabão e 200 mil Meticais pela qualificação aos oitavos-de-final da prova que decorre no Marrocos, segundo a premiação acordada com a Federação Moçambicana de Futebol (FMF).
Por Alfredo Júnior
A Seleção Nacional de Futebol, Mambas, está de regresso a Maputo depois da participação no CAN-2025. O primeiro grupo foi recebido na manhã deste sábado no Aeroporto Internacional de Maputo, onde foram saudados pelo Ministro da Juventude e Desportos, Caifadine Manasse.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
Pouco depois, na unidade hoteleira onde os Mambas têm realizado a sua concentração, a Seleção recebeu cumprimentos de boas-vindas endereçados pelo Presidente da República, Daniel Chapo, que, uma vez mais, elogiou a prestação que culminou com a primeira vitória num CAN e consequente qualificação aos oitavos-de-final da prova que decorre no Marrocos.
“Viemos aqui em nome do povo moçambicano, do Rovuma ao Maputo, do Zumbo ao Índico e mesmo na diáspora, para virmos, em primeiro lugar, endereçar os nossos parabéns. Nós parámos hoje para render homenagem à nossa Selecção pelo feito histórico que a Selecção Nacional, os Mambas, conseguiu nesta edição do Campeonato Africano das Nações”, disse Chapo.
Na ocasião, Chapo elogiou a longevidade de Dominguez Pelembe, capitão dos Mambas que, em Marrocos, despediu-se da Seleção Nacional.
“Queríamos também aproveitar esta ocasião em especial, para além do nosso seleccionador nacional, também endereçamos os parabéns especiais ao nosso capitão, Dominguez, são poucos jogadores no mundo que atingem a idade que têm ainda jogarem pela Selecção Nacional. E os jogadores, todos, fizeram parte desta missão”, disse Daniel Chapo.
GARANTIDA PREMIAÇÃO DE 500 MIL METICAIS
Por outro lado, o Presidente da República garantiu o pagamento da premiação aos Mambas pela vitória e qualificação aos oitavos-de-final do Campeonato 2025. Ao todo serão 500 mil Meticais, sendo 300 mil pela vitória sobre o Gabão (150 mil atribuídos pelo Governo e igual valor acordado com a FMF) e 200 mil Meticais por terem atingido a fase a eliminar nesta prova.
“Por isso, também viemos aqui para dizer, como Governo, junto à Federação Moçambicana de Futebol, já estamos devidamente organizados para podermos cumprir com aquilo que foi prometido, portanto, na vitória com o Gabão, e também podermos cumprir com aquilo que foi prometido com a nossa passagem para os oitavos-de-final, estamos a tratar junto à Federação Moçambicana de Futebol, porque todos os nossos jogadores merecem, aliás, merecem muito mais do que isso”, sublinhou o Presidente da República.
Destaca-se que o regresso da Seleção Nacional está a decorrer de forma faseada, depois dos jogadores que militam na Europa terem sido os primeiros a deixar Marrocos para regressarem aos seus clubes. (LANCEMZ)










