A União Desportiva do Songo conquistou a sua primeira Supertaça Mário Esteves Coluna ao derrotar a turma do Ferrov "/> A União Desportiva do Songo conquistou a sua primeira Supertaça Mário Esteves Coluna ao derrotar a turma do Ferrov "/>
desporto mocambicano

Locomotivas veem Banda passear a classe e União do Songo conquistar sua primeira Supertaça

  • 497

A União Desportiva do Songo conquistou a sua primeira Supertaça Mário Esteves Coluna ao derrotar a turma do Ferroviário de Maputo por 2-1, na final decorrida na tarde deste sábado, 11 de Março, no renovado Campo Municipal da Maxixe - Valdemar de Oliveira Fernandes, na província de Inhambane. 

 

Por Alfredo Júnior na Maxixe 

 

Os dois golos dos campeões nacionais foram apontados pelo malawiano John Banda que estava endiabrado e causou muitas dores de cabeça a defensiva dos vencedores a Taça de Moçambique, travando um duelo interessante com o guarda-redes Franque que teve que se aplicar para evitar mais golos dos avançado dos “hidroeléctricos”.  

 

A equipa da União Desportiva do Songo que continua a ser orientada por Carlos Manuel entrou dominante e transformou a maior posse de bola em ocasiões que levaram perigo à baliza do Ferroviário de Maputo. 

 

É isso surtiu o efeito desejado aos 17 minutos numa jogada de insistência após grande defesa de Franque, o malawiano John Banda preparou o seu canhão e com o seu pé direito tirou um forte remate que foi parar no fundo das redes “locomotivas”, inaugurando o activo marcando o primeiro golo no renovado Campo Valdemar Oliveira Fernandes, alegrando as gentes da Maxixe. 

 

A reposta do Ferroviário de Maputo veio aos 29 minutos com Tununo a tirar um centro precioso e Fortinho responde com um remate fraquinho que não assustou a baliza defendia  por  Valério. 

 

No segundo minuto de compensação dos 45 minutos, a União Desportiva do Songo voltou a estar próxima do golo numa jogada de envolvimento iniciada e concluída por John Banda cujo remate saiu a escassos centímetros da baliza de Franque.

 

Na segunda parte a União do Songo continuou dominadora a meio-campo e mais ofensiva e fruto disso chegou ao segundo golo com Dayo António a servir de bandeja a John Banda que fuzilou pela segunda vez a baliza de Franque.

 

A resposta dos “locomotivas” foi ao minuto 63 quando numa jogada de insistência Celso tira um remate acrobático que foi parar no fundo das malhas defendidas por Valério que nada poderia fazer para evitar o golo. 

 

O malawiano John Banda estava endiabrado e aos 75 minutos esteve à espreita do seu terceiro golo, tirou um portentoso remate, mas Franque correspondeu  com uma defesa espectacular levantando o Municipal da Maxixe que deliciava-se com o bom futebol que estava a ser praticado e que culminou com a vitória da União Desportiva do Songo.

 

 

ARBITRAGEM 

 

Arbitragem de Simões Guambe teve alguns percalços, com destaque para dois pênaltis não assinalados, um para cada lado. Guambe com apoio de Celso Alvação tentou controlar as emoções dos dois bancos técnicos que se agitavam, sobretudo depois de os “locomotivas” da capital do país reduzirem a desvantagem. 

 

Aos 78 minutos fez vista grossa a um cartão amarelo que deveria ser admoestado ao médio Amadu que derrubou de forma violenta ao seu colega de seleção Shaquille Nangy que teve que ser assistido pelo massagista “locomotiva”. 

 

 

FICHA TÉCNICA 

Campo Municipal da Maxixe - Valdemar de Oliveira Fernandes 

Assistência: cerca de 2500 pessoas, sentadas e em pé 

Árbitro: Simões Guambe, auxiliado por Zacarias Baloi, Inocêncio Virgílio. 

Quarto árbitro: Celso Alvação 

Acção disciplinar: 

 

UNIÃO DESPORTIVA DO SONGO 

Valerio

Infren (Tinotenda 65’)

Macaime

Danito

Bheu

Amadou

John Banda

Muzaza (Neymar 65’)

Dario

Dayo (Sidique 82’)

Nelson (Emanuel 69’)

 

Suplentes

Saido

Allan

Agenor

 

 

 

FERROVIÁRIO DE MAPUTO 

Franque

Nelson II 

Huga

Jeitoso 

Miter (Paulana 83’)

Shaquille 

Kito

Beto Maravilha (Mário 45’)

Celso

Fortinho

Tununu (Shelton 83”)

 

Suplentes 

Armando 

Hermenegildo 

Mapangane

Yude

Credencio  

Nelson I

 

(LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .