Face a informações que circulam nos meandros do basquetebol nacional e que dão conta da saída das multinacionais Mozal e Sasol como patrocinadores, respectivamente, da Liga masculina e feminina da modalidade, a Liga Moçambicana de Basquetebol emitiu um comunicando esclarecendo que as duas empresas continuam como financiadores para a realização das provas equivalentes aos campeonatos nacionais da modalidade na categoria de seniores.
Por Redacção LanceMZ
A LMB esclareceu que “as negociações com os patrocinadores estão bem encaminhadas”, sendo que o que sucede é que a Federação Moçambicana de Basquetebol, em coordenação com as Associações Provinciais, assumiu a responsabilidade de organizar as “poules” de apuramento a Liga ao nível das zonas Sul, Centro e Norte.
Eis na integra o esclarecimento da LMB:
“Circulam comunicações e informações erróneas nas redes sociais e mais recentemente em alguns órgãos de informação, de que a MOZAL e a SASOL teriam retirado o patrocínio a LMB.
Esta informação não constitui a verdade, e está ligada ao facto de as poules de apuramento para a LIGA MOZAL e LIGA SASOL estarem a ser organizadas pela FMB em coordenação com as Associações Provinciais.
No passado dia 9 de Julho 2025, em encontro com os clubes associados da LMB, foi feita a proposta de a LMB organizar as poules, porém, conforme COMUNICADO nº 001/LMB/2025 de 07 de Agosto 2025 esclarece, a LMB não ria organizar as poules, e que por força de regulamento de provas da LMB, a FMB indicará os representantes de cada uma das zonas – Norte; Centro e Sul, que se juntarão as 5 melhores classificadas das Edições de 2024, para disputarem a 16ª Edição da LIGA MOZAL e a 5ª Edição da LIGA SASOL na presente época de 2025.
Mais uma vez se clarifica que não foi retirado nenhum patrocínio a LMB, as negociações com os patrocinadores estão bem encaminhadas, e nada prevê alterações para a realização das Ligas”. (LANCEMZ)