desporto mocambicano

Ferroviário da Beira pronto para o “play-off” com AS Douanes referente aos “quartos” da BAL

  • 1044

É já este domingo, 21 de Maio, que o Ferroviário da Beira, Campeão Nacional, procura chegar pela primeira vez às meias-finais da Basketball África League, a liga profissional africana sénior masculina, que vai ver realizar a Final 8 da sua terceira edição. A cidade de Kigali, concretamente o BK Arena será o palco desta etapa final da prova que vai dar a conhecer o novo campeão da competição que vai ganhando a sua importância no panorama basquetebolístico nacional.

 

Por Alfredo Júnior, em Kigali

 

Os “play-offs” da Basketball África League (BAL) de 2023 começarão no sábado, 20 de Maio, e culminarão com as terceiras finais da BAL no sábado, 27 de Maio, depois de terem-se realizado duas etapas anteriores referente a fase regular, nomeadamente e Conferência Sahara, em Dakar, no Senegal, e Conferência Nilo, no Cairo, Egipto. As quatro equipas melhor classificadas em cada uma das conferências competirão num torneio de eliminação única com o vencedor coroado o terceiro campeão da BAL.

 

Os quartos-de-final contarão com o Stade Malien (Mali; 3 vitória – 2 derrotas na fase regular) contra o Cape Town Tigers (África do Sul; 2-3) às 16 Horas (de Maputo e Kigali), seguido pelo Al Ahly (Egipto; 4-1) que jogará frente o Rwanda Energy Group (REG; 3-2) às 19.30 Horas.

 

Os quartos-de-final continuam no Domingo, dia 21 de Maio, quando o AS Douanes (Senegal; 3-2) recebe o Clube Ferroviário da Beira (CFV - Beira; Moçambique; 2-3) pelas 16.00 Horas, seguindo-se o Club Atlético Petróleos de Luanda (Petro de Luanda; Angola; 5-0) que recebe o Abidjan Basketball Club (ABC Fighters; Costa do Marfim; 3-2) pelas 19h30. CAT / 13h30 E.T.

 

FERROVIÁRIO DA BEIRA JÁ EM KIGALI

 

Desde a última terça-feira que os “locomotivas” do Chiveve que se encontram no local da competição e preparam a importante competição com os olhos postos no AS Doaunes do Senegal que será o adversário dos representantes moçambicanos nesta competição.

 

“Vamos jogar com uma equipa muito forte. Não vai ser fácil. Temos que estar concentrados, procurando condicionar o nosso adversário que tem uma boa estrutura. Não terminamos o nosso trabalho. É uma equipa que joga muito bem dentro e fora, pelo que temos que ser mais agressivos na abordagem do jogo”, disse Luiz Lopes Hernandez, quando abordado, momentos antes da partida para Adis Abeba, Etiópia.

 

Por seu turno, Ismael Numamamd, ou simplesmente Timo, como é tratado nos meandros basquetebolísticos, disse que a equipa está motivada por ter chegado pela primeira vez aos “play-off”, nesta que é a segunda participação consecutiva do campeão moçambicano na BAL.

“O grupo está bastante motivado. Passamos para esta fase e queremos continuar a ter boa prestação. Vamos dar o nosso melhor no jogo de domingo”, assegurou Ismael “Timo” Nurmamad.

 

YOUNG E PERRY ENTRE OS DESTAQUES DA FINAL 8

 

O Ferroviário da Beira manteve a sua estrutura que esteve presente na Conferência Nilo para atacar as meias-finais da Bal diante do AS Doaunes. Duas figuras da equipa constam dos jogadores que estiveram em destaque na fase regular e que estarão presentes na Final 8: os norte-americanos Najael Young e William Perry.

 

Ambos constam da lista dos dez melhores marcadores da fase regular, sendo que Najeal Young  apresenta a média de 21,6 pontos por jogo, enquanto que Will Perry  está com a cifra de 18,4 pontos por jogo.

 

Refira-se que na fase regular, Will Perry empatou o recorde da BAL de maior número de pontos marcados em um único jogo, ao somar 41 pontos na vitória por 109 a 97 sobre o S.L.A.C (Guiné). No mesmo jogo, Perry também estabeleceu o recorde da BAL de mais arremessos de três pontos em um jogo com nove.

 

AS DOUANES MUDA DISPENSA STOGLIN

 

O treinador do AS Douanes, Mamadou Guèye "Pabi", divulgou a sua lista para os oitavos-de-final da Liga Africana de Basquetebol. Uma lista que inclui duas novidades. De acordo com o registro diário, Adama Diakité e Pape Maguet Diop se juntam ao grupo, substituindo Terrel Stoglin e Ameth Cheikh Kamara, que participaram da Conferência do Sahara.

 

Esses dois recrutas são adicionados ao grupo já presente em Kigali. Adama Diakité é um poste que volta a disputar a Bal, sendo que na edição passada integrou a equipa do DUC - Dakar University Clube do Senegal tendo defrontado a turma do Ferroviário da Beira com quem perdeu por 98-92. (LANCEMZ)

 

 

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .