desporto mocambicano

Ferroviário da Beira prepara embate com AS Douanes um velho conhecido do basquetebol moçambicano

  • 485

O Ferroviário da Beira prepara-se afincadamente para o jogo dos quartos-de-final da Basketball África League diante do Association Sportive Douanes do Senegal, partida que está agendada para o dia 21 de Maio próximo, na BK Arena, na cidade de Kigali, capital do Ruanda. Esta será a terceira vez que o basquetebol moçambicano ao nível de clubes estará frente-a-frente com a bola-ao-cesto do senegal, sendo que nas duas anteriores a vitória sorriu para as equipas da Pérola do Índico.

 

Por Alfredo Júnior

 

A primeira vez que uma equipa do Senegal cruzou caminho de um campeão moçambicano na BAL, foi na primeira edição da Liga Africana na qual o Ferroviário de Maputo venceu o AS Douane por 88-74 em jogo da segunda jornada do Grupo C da Basketball África League.

 

No ano seguinte foi a vez do Ferroviário da Beira enfrentar um adversário semnegales, neste caso os “locomotivas” do Chiveve alcançaram a sua primeira vitória na Liga Africana de Basquetebol ao derrotarem o Dakar University Clube do Senegal por 98-92, na segunda partida que disputaram na segunda edição da liga profissional organizada pelo NBA e pela FIBA e que decorreu na capital senegalesa.

 

É caso para dizer que os “locomotivas” do Chiveve terão pela frente um velho conhecido do basquetebol moçambicano, atendendo e considerando que será a terceira vez que clubes dos dois países vão cruzar caminho na BAL.

 

AS DOUANES ATENTO AO FERROVIÁRIO DA BEIRA

 

O treinador do campeão senegalês mostrou-se atento ao potencial do Ferroviário da Beira, com quem vai cruzar caminho nos quartos-de-final da BAL, em Kigali. Coach Pabi, como é conhecido nos meandros basquetebolísticos do Senegal, disse que a sua equipa está focada na qualificação para as semi-finais da prova.

 

“Estamos na fase de preparação há 5 ou até 6 meses. Não paramos desde então, então é continuidade. Portanto, é uma vitória muito bonita que vai fazer os nossos corações sararem, esperando ir a Kigali em muito boas condições. O objetivo continua sendo a semifinal. Um passo foi dado, cabe a nós estarmos prontos agora para a próxima fase”, disse Coach Pabi.

 

Instado a comentar em relação ao adversário que se segue, o treinador do AS Doaunes recordou-se da prestação dos “locomotivas” do Chiveve na segunda edição da BAL frente a uma equipa senegalesa, por isso considerou ser uma adversário a ter em conta.

 

“É uma equipa muito disciplinada, muito rigorosa, com uma boa qualidade. Com jogadores que são bons em todos os níveis. Certamente, eles devem estar felizes em encontrar uma equipe senegalesa. Eles nos venceram há dois anos, também venceram o DUC no ano passado. Agora cabe a nós estarmos preparados no Dia D para poder enfrentá-los nas melhores condições”, disse o técnico Pabi.

 

O jogo AS Douanes – Ferroviário da Beira está agendado para as 16 Horas de Kigali e será a terceira partida dos “play-off” a ter lugar na majestosa arena de Kigali que se prepara para acolher a fina flor do basquetebol africano em seniores masculinos. (LANCEMZ) 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .