Decorrem no pavilhão do Maxaquene os ensaios para a cerimónia de abertura da fase de apuramento a Grupo A de Qualificação ao AfroBasket 2025 que terá lugar em Maputo de 17 a 25 de Fevereiro corrente.
Por Redacção LanceMZ
Segundo o Presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) Paulo Mazivila, a cerimónia contara com uma forte componente cultural, que terá no Grupo de Tufo da Mafalala como um dos principais atores.
VEJA A REPOETAGEM EM VIDEO
"Vamos tentar criar um ambiente de festa com a diversidade cultural que nós temos em Moçambique e vamos alinhar o Desporto e a cultura moçambicana".
No que diz respeito aos preparativos do evento, o presidente da FMB garantiu as equipas têm estado a trabalhar arduamente para permitir a realização do evento.
"A nível de questões técnicas está tudo pronto, as equipas estão no terreno a trabalhar", entretanto, nas questões de financeiras, reforçou que ainda não está cem por cento mas, "tudo indica que vamos conseguir e estamos mesmo a espera destes apoios para podermos fechar aquilo que é a nossa planilha em termos de programação", salientou.
Um dos grupos culturais previstos para se apresentar na cerimónia abertura é o Grupo de Tufo da Mafalala. Para Fátima Molde, representante da Associação Tufo, explicou que seu grupo vai apresentar uma coreografia Tufo da cidade, visando exaltar a diversidade da cultura nacional.