desporto mocambicano

Alcides David a pérola por lapidar que emerge das montanhas do Songo

  • 721

É na província de Tete, concretamente na vila do Songo de onde emerge um novo talento por lapidar no futebol moçambicano. Trata-se Alcides David Raice que é o quinto filho do casal Claudina Tomé Jonane e David Edmundo Raice, um antigo praticante de futebol que sonha em ver o seu filho atingir patamares elevados no futebol nacional e internacional. Por ora, Alcides é o orgulho de uma vila inteira, pois em tão pouco tempo conseguiu ganhar o seu espaço na equipa principal da União Desportiva do Songo, clube no qual deu os primeiros passos e o foi resgatar a mineradora Jindal para onde Alcides tinha se bandeado para fazer face à carestia da vida.

 

Por Alfredo Júnior

 

Nascido a 17 de Maio de 2005, Alcides ganhou gosto pelo futebol inspirado pelo seu irmão mais velho que também andou nos escalões de formação dos “hidroeléctricos”, mas foi o seu pai quem mais o incentivou a abraçar a carreira. Edmundo Raice conta como foram os primeiros passos da carreira do promissor jogador que abandonava a agricultura familiar para fazer despertar o seu gosto pela arte da bola.

 

VEJA REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE

 

 

“Eu também fui grande jogador de futebol, o que contribuiu para casar a mãe do Alcides. Fui grande avançado. Quando íamos a machamba ele só dizia: papá, estou a pedir que me indique a minha porção, quero capinar. A gente dava a porção dele, fazia o trabalho até terminar e depois deixava a enxada, indo para casa. Quando regressávamos a casa, só ouvíamos que ele foi para a Tete jogar futebol. Falei, esse meu filho não cansa de jogar? De repente, o miúdo começou a sobressair. Eu não podia zangar com ele. Tive que incentivá-lo. Também fui jogador e para mim é um orgulho e até aqui estou a gostar”, contou David Edmundo Raice, pai de Alcides David.

 

DO MONTE CHILUVA A APANHA BOLAS NO CAMPO NORTE

 

Tal como várias crianças que nasceram na zona do monte Chiluva, bairro Seretse Kama, Alcides ganhou o gosto pelo futebol no Campo Norte da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, tendo começado como apanha bolas, antes de se filiar nos escalões de formação dos “hidroelétricos”, conta o jogador.

 

“Comecei a jogar futebol nas camadas de formação da UDS em 2009. O que me puxou para o futebol foram os meus pais que também me apoiavam muito. Diziam não desista, trabalhar, trabalhar é o lema. E sempre ouvia a recomendação deles. Trabalhava e ia treinar com fome. Mas trabalhei, trabalhei, não desisti e estou aqui”, conta Alcides David.

 

Orlando Assupainho e Edson “Dinho” Fijamo são dois dos treinadores que receberam Alcides nos escalões de formação do clube mais ganhador da província de Tete.  Dinho recorda-se com orgulho da passagem de Alcides pelos escalões de formação da União do Songo.

 

“Hoje me sinto feliz por ver a trajetória que ele fez todo percurso aqui na União Desportiva. Primeiro como apanha-bola, porque vive nas redondezas do campo. Vinha assistir o irmão mais velho, que era um jogador dos juvenis e juniores.  E ele foi seguindo os passos que o irmão mais velho deu. E hoje está-nos a dar aquela alegria toda, o povo de Songo está satisfeito com o seu crescimento”, conta Edson Fijamo. 

 

“Ele fez a categoria dos iniciados aqui, nas mãos do Mister Samuel, agora no Ferroviário de Moatize. Depois veio para as minhas mãos. Acabei subindo para os seniores e deixei ele já nas mãos do Mister Orlando. Quando voltei, no ano passado, voltei a encontrá-lo aqui. O miúdo já mostrava outra maturidade, outra forma de estar, resultado pelo qual este ano está na equipa sénior. É um orgulho para nós que trabalhamos na formação, pois ele passou pelas nossas mãos, a própria vila, a massa associativa, os simpatizantes da UDS estão satisfeitos com a sua progressão. É bonito ver um miúdo de casa a jogar no meio daqueles jogadores, ao lado de um Dominguez, Luís Miquissone, Kamu Kamu. É uma alegria para nós e para a vila e para o clube também”, referiu Fijamo.

 

Por seu turno, Orlando Assupainho destaca o papel do actual Director Desportivo da União do Songo, Paulito Trigo, que fez questão de acolher as sugestões do Departamento de Formação do clube para acolher a proposta para que Alcides integra-se à equipa principal do Songo. 

 

“O Alcides é um miúdo de casa. Passou pelos juniores e pela equipa B. Vimos que o miúdo já estava pronto, então falamos com a direção, na pessoa do novo Director Desportivo, Paulito Trigo, e indicamos que o Alcides já estava em condições para entrar para a equipa sénior. A direção deu-nos ouvidos e esta época pegou no Alcides que já está a dar boas indicações na equipa sénior”, disse Orlando Assupainho, Coordenador de Formação da União do Songo.

 

PASSAGEM PELA MINERADORA JINDAL

 

Durante o ainda curto percurso de vida Alcides enfrentou dificuldades que quase o afastaram do futebol. Foi o período em que teve que abandonar as chuteiras e abraçar os primeiros passos como técnico de frio ao serviço da mineradora Jindal. Tudo porque o pai queria que o seu filho o ajudasse nas despesas de casa para o sustento familiar.

 

“Quando ainda jogava nos juniores eu lhe dava sabão para lavar os equipamentos, ou seja, tinha que custear a sua formação no futebol e quando a Jindal solicitou para que ele fosse para lá, ele a primeira disse que não queria ir, tive que insistir e acabou por aceitar e afirmando que o seu o desejo era ajudar a família”’, referiu David Edmundo Raice.

 

Mesmo a trabalhar na empresa mineradora como técnico de frio, concretamente na reparação de ar condicionados e congeladores, Alcides nunca abandonou o gosto pelo futebol tendo sido um dos melhores marcadores no campeonato recreativo. Porém, o departamento de formação da União do Songo tratou de resgatá-lo para regressar à alta competição.

 

“É uma história muito longa…  Alcides com aquele talento todo era uma referência para a equipa do Jindal. Quando fomos solicitados como área de formação para dar o nosso parecer e acabamos explicando os passos que o Alcides teve dentro da formação, porque no ano passado ainda estava a jogar nos juniores, ainda não tinha sido indicado para a equipa sénior nesta época de 2024. Fomos chamados e explicamos o que é que estava a se passar e a direção percebeu que afinal de contas todos nós tínhamos falhado, daí que havia necessidade de resgatá-lo. Sorte nossa, quando é contratado o Director Desportivo Paulito Trigo que encontrou esta situação em cima da mesa, a primeira coisa que foi perguntar à formação se o Alcides tinha potencial? Nós lhe dissemos que sim e fomos resgatá-lo para regressar a casa”, conta Edson Fijamo.

 

GOLEADOR QUE SE AFIRMA NO SONGO

 

Regressado a casa que o viu nascer como futebolista, aos 19 anos Alcides David foi integrado na equipa principal da União Desportiva do Songo tendo apostado no trabalho para que possa ganhar o seu espaço no meio de estrelas do futebol moçambicano, como Dominguez, Luís Miquissone e Ifren Matola, habitués nos Mambas. Aliás, estes têm contribuído para o seu crescimento, confessa o jovem jogador.

 

“Meus colegas têm tido um grande contributo no meu crescimento, não posso deixá-los de lado. Eles me apoiam, incentivam-me, dizem sempre vamos trabalhar, trabalhar, não podemos baixar a cabeça”, conta Alcides que desde os primeiros passos no futebol foi avançando e que vem cultivando o hábito de marcar golos.

 

“Sempre gostei de marcar golos, sempre joguei como um ponta de lança que vive de golos. Gostaria de ser o melhor ponta de lança do país, daí que tenho trabalhado para ser o melhor avançado do país”, refere o jogador. 

 

 

DOMINGUEZ COMO FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA ALCIDES

 

Quis o destino que Alcides encontrasse a sua fonte de inspiração dentro do actual plantel da União do Songo e não esconde quem é o seu ‘rol model’ no futebol: Claro que é o Dominguez…é interessante trabalhar ao lado daquele que é a sua fonte de inspiração. Ele me ajuda, incentiva muito, diz sempre vamos, vamos miúdo”, conta Alcides.

 

E o actual capitão dos Mambas traça rasgados elogios a Alcides e Elias Gaspar Pelembe, ou simplesmente Dominguez coloca as mãos no fogo pela pérola do Songo.

 

“É um jogador com muita vontade, é um jogador que promete.Promete, por isso ponho a minha mão no fogo por ele”, disse Dominguez sem pestanejar para depois afirmar que  Alcides “é um jogador que tem velocidade, uma explosão que impressiona a todo mundo. Quando vejo ele jogar fico impressionado pela positiva, é certo que devido a idade, em alguns momentos, mostra que tem um pouco de imaturidade, mas é um jogador que, a cada jogo que passa, vai crescendo, vai mostrando que tem um potencial por explorar. Acho que é um jogador que tem tudo para dar certo”.

 

Dominguez considera que Alcides, futuramente, seja um jogador a contar, não só na União Desportiva do Songo, mas também como um jogador de seleção.  

 

“Particularmente, tenho falado com ele, tenho dito que ele tem que levar a carreira dele a sério, porque o futebol pode mudar a vida dele. Acredito que ele tenha acatado isso e tem estado  a trabalhar nesse sentido. Ele tem mostrado coisas interessantes nos treinos, é certo que tem algumas dificuldades técnicas, mas há que se trabalhar nisso, ainda é jovem, ainda tem muito tempo, mas se ele conseguir limar esses pequenos problemas o mais cedo possível, melhor ainda, porque é um jogador que pode ajudar Moçambique no futuro, não apenas a UDS”, referiu o capitão dos Mambas.

 

SEGUIR PASSOS DE MIQUISSONE

 

Seguir os passos de Luís Miquissone que saiu da União Desportiva do Songo e foi brilhar ao mais alto nível de África e chegar ao futebol Europeu é o sonho da nova coqueluche da vila mais verde do país. E Miquissone também deixou ficar uma apreciação positiva à evolução do jogador natural do Songo.

 

“É um jovem talentoso, poder ter uma carreira brilhante  pela frente, é só continuar a fazer o que ele está a fazer, está a aparecer muito bem, sem medo, com a idade que ele tem, está a mostrar uma evolução muito boa e tem ajudado muito na equipa, é só continuar a trabalhar e as coisas vão acontecer naturalmente”, refer Miquissone que acrescenta: “o conselho que dou é que continue a trabalhar, que não ponha limites na carreira dele, que continue a ter ambição, acima de tudo ambição de querer aprender, querer crescer, querer conhecer outras coisas, então ele tem que levar isso para um outro nível, para poder aprender com os mais velhos que estão aqui, com os Dominguez”.

 

ALCIDES NA PRÉ-CONVOCATÓRIA DOS MAMBAS 

 

As actuações de Alcides David não passaram despercebidas aos olhos do Seleccionador Nacional, Chiquinho Conde, que colocou o nome do avançado na lista dos pré-convocados para os últimos jogos da fase de apuramento ao CAN-2025 frente ao Mali e Guiné Bissau.

 

O actual treinador-adjunto da União do Songo, Nelinho Nasser, augura um futuro promissor ao jogador que poderá ser a solução do ataque nos Mambas.

 

“A gente tem sorte por vezes de trabalhar com jovens jogadores, este é mais um deles, acho que daqui a uns anos vai ser um dos melhores avançados deste país, e é um prazer enorme fazer parte dessa evolução, e espero que o futebol lhe traga tudo de bom, porque é um miúdo que tem talento. É um jogador que tem características próprias no contexto actual, é um jogador muito pressionante, tem qualidades a nível de velocidade, remate, então é um jogador único que brevemente vai ganhar o se espaço na selecção nacional de futebol, ainda que não tenha passado pelos escalões de base”, anotou Nelinho Nasser. 

 

 

ALCIDES VAI A TESTES EM PORTUGAL GARANTE PRESIDENTE DA UDS

 

O aparecimento de Alcides na equipa principal do Songo é sinal que há um trabalho que está a ser feito nos escalões de formação do clube, segundo considerou o Presidente da colectividade Francisco Xavier. É nessa perspectiva que a União Desportiva do Songo tenciona exportar jogadores para mercados futebolísticos mais competitivos e Alcides encabeça a lista dos jogadores que podem sair já em Dezembro.

 

“Como sabem, neste momento há um trabalho que está a ser feito por uma equipa técnica da HCB liderada pelo Diretor Desportivo, Paulito Trigo, que esteve em Portugal a estabelecer contactos com clubes que poderão apoiar-nos na formação e absorver os melhores talentos que nós temos. Portanto, este é um trabalho que o clube neste momento está a desenvolver”, disse Xavier.

 

É nesse âmbito que a União Desportiva do Songo pretende mandar jovens jogadores para Portugal para fazerem testes em vários clubes em Portugal.

 

“O Alcides é um dos atletas que já está indicado para se juntar ao grupo que vai a Portugal no fim da presente época desportiva. Isto quer dizer que a União Desportiva que é conhecida como um clube que contrata muitos jogadores não formados localmente também está a apostar nesta questão da formação e virar também um clube exportador. Para além do Alcides nós neste momento temos cinco atletas na equipa principal do Textáfrica que está neste momento no Campeonato Nacional de Moçambique. Portanto, temos estado a produzir jogadores, nem todos são absorvidos pela equipa”, disse o Presidente da União do Songo. (LANCEMZ)

 

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .