Num comunicado oficial divulgado nesta segunda-feira através das suas redes sociais, o director Desportivo da da União Desportiva de Zavala, Hermenegildo Mondlane, avançou que o clube enfrenta dificuldades financeiras que podem culminar na sua desistência na restante campanha de acesso a principal competição de futebol nacional.
Por Artur Manhique
Segundo o director, a realização de 3 jogos consecutivas no Campo Municipal da Maxixe, que não é campo do clube, acarretou vários custos, desde deslocações e logística, e esperavam arrecadar alguma receita com a venda de bilhetes, porém, demonstrou-se “insignificante” face a fraca aderência do público. O que conseguiram ganhar serviu para arcar com as despesas de jogo, desde a equipa de arbitragem e oficiais de jogo.
Ainda no mesmo comunicado, salienta que a equipa de Zavala está com dificuldades de pagar salários aos seus jogadores, acumulando uma dívida de 1 mês sem pagamentos, contudo, a Direcção tem trabalhado no sentido de pelo menos garantir a atribuição dos prémios de jogo aos atletas em tempo útil.
O grande impasse está na realização das restantes duas jornadas para o fim da campanha da Poule, visto que, para se descolar até Maputo, defrontar o Estrela Vermelha e o Desportivo da Matola na penúltima e última respectivamente, Hermenegildo Mondlane refere que são necessários no mínimo 40 mil meticais apenas para transporte, sem contar incluir a parte logística e até então, a direcção não sabe como conseguir o valor.
Vale ressaltar que a União Desportiva de Zavala lidera a Série B da Zona Sul da Poule de Apuramento ao Moçambola 2024 com 9 pontos, frutos de 3 vitórias e uma derrota nas 4 jornadas já realizadas. O grupo ainda conta com as formações do Desportivo da Matola em 2⁰ com 7 pontos, Estrela Vermelha com 4, e por último, Ferroviário de Gaza com 2. (LANCEMZ)