A selecção nacional de basquetebol sénior feminina de Moçambique atingiu a sua primeira “chapa-100” na fase de qualificação ao Afrobasket 2023 ao vencer o Zâmbia por 44-103, no jogo referente à quinta jornada da competição que decorre em Bulawayo.
Por Alfredo Júnior em Bulawayo
Depois de terem se enfrentado na primeira volta, as seleções de Moçambique e Zâmbia estiveram frente-a-frente para mais uma jornada da competição que caminha a passos largos para o fim e as pupilas de Carlos Aik aceleraram desde o primeiro quarto em que chegaram a vantagem assinalável, com o resultado de 8-31 no final dos primeiros dez minutos.
Na etapa seguinte o combinado Nacional continuou pressionante na defesa ao ponto de consentir apenas 16 pontos na sua tabela, enquanto que o ataque funcionava que nem um rolo compressor apontando 33 pontos, colocando o resultado ao intervalo em 24-64.
Na segunda parte a aceleração não parou com os pontos a sucederem-se debaixo da tabela aonde Carla Covane marcou 12 pontos e ganhou 7 ressaltos, enquanto que Stefânia Chiziane era certeira no tiro exterior terminando a partida com 20 pontos, com quatro acertos em seis tentativas da linha dos três, fazendo com que ao cabo de 30 minutos o resultado fosse de 33-91.
No último quarto Carlos Aik pôs a descansar as suas principais unidades como Ingvild Mucauro que fez apenas 10:31 minutos em todo jogo tempo demolas feito por Odélia Mafanela. Apesar disso a “chapa-100” acabou se concretizando numa bandeja de Dulce Mabjaia tendo Moçambique vencido por 44-103.
Moçambique volta a jogar este domingo a última partida da fase regular diante de Angola com quem tem agendado uma finalíssima para esta terça-feira, 28 de Fevereiro, na arena instalada na Feira Internacional do Zimbabwe em Bulawayo. (LANCEMZ)