O Ferroviário da Beira sagrou-se campeão nacional de basquetebol sénior feminino ao derrotar o Costa do Sol por 92-70, no segundo jogo da final da 15ª edição da Liga Moçambicana de Basquetebol, decorrida na noite sábado, 14 de Dezembro, no pavilhão do Maxaquene. Os “locomotivas” do Chiveve encerraram o play-off à melhor de três jogos com uma vitória por 2-0, depois de terem vencido o jogo 1 por 84-70, recuperando a coroa de campeão que lhe fugia desde 2022 quando levou de vencida justamente ao Costa do Sol.
Por Redacção LanceMZ
Para o segundo jogo da final os “locomotivas” do Chiveve entraram a todo gás, com Helton Ubisse (10 pontos e 6 ressaltos) e Ayade Munguambe (15 pontos) a puxarem a sua equipa primeiro um parcial de 19-23 no final do primeiro quarto, sendo que a reação de Daniel Maveure (10 pontos ) e Danilo Cumbe (9 pontos) foi insuficiente para evitar uma desvantagem de 20 pontos ao intervalo, com 29-49 no marcador.
No terceiro quarto o Costa do Sol de tudo fez para correr atrás do prejuízo, conseguindo fazer um parcial de 23-24, mas a actuação de Ismael Nurmamade (18 pontos) fazia com que o Ferroviário da Beira não perdesse o comando da marcha do marcador, colocando o jogo com 21 pontos a separarem as duas equipas, ou seja 52-73.
No último quarto a incapacidade da equipa de Miguel Guambe é reverter a tendência do jogo ficou mais evidente, apesar de Daniel Maveure (que terminou o jogo com 16 pontos) e Danilo Cumbe (22 pontos e 9 ressaltos) de tudo fazerem para contrariar o excelente jogo interior de Helton Ubisse (21 pontos e 8 ressaltos) e a excelente condução do jogo por Hilário Malale (14 pontos e 8 ressaltos) levaram o Ferroviário da Beira a uma vitória categórica por 70-92.
Para além do título colectivo que valeu o encaixe de 800 mil Meticais, o Ferroviário da Beira viu dois dos seus jogadores a conquistarem prêmios individuais, nomeadamente Ismael “Timo” Nurmamade que repetiu o prémio de MVP- Jogador Mais Valioso que já havia ganho em 2017 enquanto que Ayade Munguambe foi o melhor marcador com 173 pontos.
O jogador do Ferroviário de Maputo Stélio Rodrigues foi eleito o melhor triplista da competição com 26 acertos da linha dos três pontos, enquanto que o extremo do Maxaquene, Dúlio Maringue, foi o melhor ressaltado e com 86 ressaltos.
O Ferroviário de Maputo terminou em terceiro lugar ao derrotar o Maxaquene pela segunda vez por 90-85, depois de na primeira partida ter vencido por 96-82. (LANCEMZ)