Caiu o pano este sábado, 4 de Novembro, a primeira edição do Torneio Interescolar de futsal, denominado Futshow, que foi promovido para assinalar o décimo aniversário do First Capital Bank Moçambique, que foi grande patrocinador da iniciativa que teve na Escola Secundária Filipe Jacinto Nyusi como a grande vencedora, depois de derrotar na final a turma da Escola Secundária da Matola.
Por Redacção LanceMZ
O pavilhão do Desportivo Maputo esteve a rebentar pelas costuras para testemunhar a derradeira jornada do Futshow, evento que envolveu perto de 80 escolas secundárias da cidade e província de Maputo.
O dia era reservado para a final de modo a encontrar o grande vencedor da final entre as Escolas Filipe Jacinto Nyusi e da Matola que ao longo das fases anteriores demonstraram um bom desempenho que valeu a presença no jogo decisivo.
Depois de um início equilibrado, a turma da Filipe Nyusi assumiu o favoritismo na contenda, com os golos a sucederem a cada quarto e com tentos de belo efeito que alegravam a torcida nas bancadas.
No final dos quatro períodos a vitória foi inquestionável para a equipa da Escola Secundária Filipe Nyusi que derrotou a da Matola por seis bolas a uma, não havendo dúvidas sendo que a Taça e as medalhas acabaram por assentar naquilo que foi a produção do grande vencedor.
Para coroar a conquista, a Escola Filipe Nyusi viu o jogador Leonel José Chunguana arrebatar o prémio de MVP, ou seja, de Jogador Mais Valioso do Torneio. Por outro lado, o professor José Lourenço Mascarenhas foi considerado o melhor treinador deste certame.
Por outro lado, a Escola Unidade 2 terminou em terceiro lugar após ter derrotado a equipa do Cantinho do Céu por duas bolas sem concorrência, recebendo o respectivo troféu e medalhas. Já em femininos o triunfo ficou com a Escola Secundária da Liberdade que na final derrotou a turma da Escola Ingrid Chawner por 12-1.
A final do Torneio Futshow contou com a participação do Vice-Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Manuel Banzo, e do Secretário de Estado do Desporto, Gilberto Mendes, que enalteceram a realização deste evento que serviu para ocupar os alunos com a actividade física. Na ocasião, a administração do First Capital Bank Moçambique deixou ficar o compromisso de realizar a segunda edição da competição.
No último dia da competição foram entregues outros prémios, como é o caso de melhor juiz de campo entregue a Zelca Langa, enquanto que Anderson Machava ficou com o prémio de melhor juiz de mesa.
Muita animação marcou o dia de encerramento, com a exibição e atribuição dos prémios aos melhores grupos de dança. Nesta categoria a grande vencedora foi a Escola Secundária Unidade 2 que foi a que melhor se exibiu ao longo deste evento.
Quem também levou um prémio para escola foram as Cheerleaders da Escola Secundária Francisco Manyanga cujas actuações superaram as exibições da Escola Secundária Unidade 2 que terminou em segundo e da terceira classificada a Escola Secundária de Khongolote. (LANCEMZ)