Encerrou esta quarta-feira, 29 de Novembro, a formação sobre Scouting promovida pela "/>  

Encerrou esta quarta-feira, 29 de Novembro, a formação sobre Scouting promovida pela "/>

desporto mocambicano

Black Bulls na dianteira na formação sobre scouting uma importante ferramenta na indústria do futebol

  • 250

 

Encerrou esta quarta-feira, 29 de Novembro, a formação sobre Scouting promovida pela Associação Black Bulls e que envolveu cerca de 30 treinadores dos “touros” e de várias outras colectividades que movimentam o futebol no país.

 

Por Alfredo Júnior

 

A formação orientada por especialistas portugueses, nomeadamente, José Eusébio, Treinador de Futebol UEFA Pro, Francisco Costa, CEO Primefoot, Miguel Sousa, CEO Ams Sports Studio, e Joao Eusébio, treinador de futebol, e Paulo Paiva, Gestor Desportivo. é uma das várias contribuições da ABB para o desenvolvimento do futebol no país.

VEJA A REPORTAGEM EM VÍDEO

“O objectivo desta formação em scouting era para dotar os treinadores moçambicanos de algumas ferramentas para melhor selecionarem os talentos, todos sabemos que tudo parte de uma boa selecção e aqui os treinadores ganharam ferramentas para que possam fazer as escolhas de acordo com os perfis pretendidos”, disse Junaid Lalgy.

 

O patrono da ABB, Junaid Lalgy, revelou que mais acções do género estão por ser organizadas pelo seu clube que não coloca de lado a possibilidade de enviar os melhores para uma formação além fronteiras.

 

“Pretendemos dar continuidade a este programa uma vez que sabemos quão importante para o desenvolvimento do futebol moçambicano, inclusive puder proporcionar estágios fora do país, independentemente a que curso pertençam, de forma a quentíssima viver outras realidades e melhoremos as nossas condições e conhecimento dos nossos treinadores”, referiu o patrono da ABB.

 

Esta acção de formação  em Scouting abordou métodos de observação e características do jogador, observação individual e criação de relatório, ideia e princípio do jogo, evolução e sistemas de jogo, filmagem de jogos e importância de entender o jogo na filmagem.

 

Para o coordenador da equipa de formadores, José Eusébio, Treinador de Futebol UEFA Pro, esta acção permitiu dotar os treinadores moçambicano de ferramentas para melhorar o scouting e análise do jogo de futebol.

 

“Os formandos tiveram uma participação elevada com uma comunicação fantástica, da nossa parte transmitimos o conhecimento que nós tínhamos num contexto diferente, sabendo que os treinadores portugueses têm um diferencial pelo desenvolvimento das suas qualidades relacionadas com as qualificações dos nossos cursos”, disse José Eusébio.

 

Eusébio considera o scouting vital para a indústria do futebol, tendo referido que “a modalidade é dinheiro e o que proporciona isso, com todo respeito pelos adeptos e simpatizantes, são os jogadores que é o produto, o centro das atenções, daí que o scounting quanto mais competente, mais selectivo for e mais informação tiver, muito fácil será captar talentos em idades mais adubadas e prospecção em idades mais inferiores”.

 

Quem espera tirar a mais valia desta formação são os treinadores moçambicanos que pela primeira vez foram capacitados em matérias de scouting e análise do jogo de futebol.

 

Pedro Mamba, que esteve ligado ao Ferroviário de Nacala, referiu que “no passado fazíamos scouting sem muitas ferramentas e aqui tivemos a possibilidade de, com treinadores portugueses experientes, adquirir mais instrumentos para desenvolver este lado do treinamento em futebol”.

 

Por seu turno, Mustaque Suma, do quadro técnico da Black Bulls, reconheceu que esta formação “veio acrescentar mais elementos ao que vínhamos fazendo na área de scounting, sem muito conhecimento o que pudemos aprofundar nesta formação, o que vai melhor no nosso trabalho diário”.

 

O sistema técnico-tactico, o jogo e a sua evolução, estrutura do sistema e sua evolução foram alguns dos assuntos discutidos nesta acção de formação que também contou com a participação de estudantes de ciências do desporto entre outros gestores do futebol. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .