O Estádio Nacional do Zimpeto vai ser submetido a nova inspeção após a Confederação Africana de Futebol para verificar a implementação das melhorias neste recinto que desde Dezembro de 2024 está interdito de acolher jogos oficiais ao nível da CAF e FIFA. Espera-se que esta inspecção possa conferir a aprovação desejada pelos adeptos do futebol moçambicano para que os Mambas possam realizar os seus jogos em casa.
Por Redacção LanceMZ
O facto foi revelado em Comunicado de Imprensa divulgado na tarde desta quinta-feira, 27 de Fevereiro, pela Federação Moçambicana de Futebol que revela aue a nova inspeção vai avaliar o que consta do relatório elaborado por Joshua Knipp que a 17 de Fevereiro esteve a aferir as condições existentes naquele recinto para acolher os jogos internacionais.
A data da nova inspecção ainda não foi revelada, mas acredita-se que será antes do jogo entre Moçambique e o Uganda a contar para a quinta jornada da fase de qualificação ao Mundial de 2026.
Eis na íntegra o comunicado divulgado pela FMF:
A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) informa que foi notificada, hoje, pela Confederação Africana de Futebol (CAF), para a realização de uma nova inspecção ao Estádio Nacional do Zimpeto. Esta visita que irá decorrer nos próximos dias, tem como objectivo avaliar os progressos registados desde a última inspecção, realizada a 17 de Fevereiro do corrente ano, e verificar a implementação das melhorias necessárias para que o estádio cumpra integralmente os requisitos exigidos para a realização de jogos da Categoria 3 da CAF e da FIFA.
Na análise do relatório da inspecção anterior, a CAF reconheceu avanços significativos nas condições do estádio, nomeadamente no processo de renovação das instalações, em preparação para o jogo da 5ª jornada da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, entre Moçambique e Uganda. No entanto, alguns aspectos fundamentais continuam a necessitar de intervenções adicionais, o que levou à decisão de realizar esta nova inspecção.
A inspecção será conduzida por um perito independente designado pela CAF, que avaliará os progressos e orientará a FMF sobre os próximos passos a serem seguidos para garantir a conformidade do estádio com as exigências internacionais.
A FMF reafirma o seu compromisso em trabalhar com o governo de forma incansável para assegurar que o Estádio Nacional do Zimpeto esteja apto a receber este e outros eventos de grande envergadura, promovendo sempre o futebol moçambicano no mais alto patamar. (LANCEMZ)