desporto mocambicano

Zimpeto será a casa do Ferroviário da Beira e Black Bulls nas Afrotaças

  • 640

A Confederação Africana de Futebol (CAF) divulgou a lista de Estádios aprovados para acolherem os jogos das Afrotaças 2024-2025 e dessa lista não constam os recintos do Ferroviário da Beira e Black Bulls que pretendiam acolher os seus jogos no Caldeirão do Chiveve, na Beira, e no Complexo Desportivo de Tchumene, na Matola.

 

Por Redacção LanceMZ

 

Com efeito, o Estádio Nacional do Zimpeto continua o único recinto aprovado em Moçambique para acolher os jogos sob égide da CAF, pelo que será a casa dos clubes nacionais que vão tomar parte nas Afrotaças. Os jogos desta eliminatória estão agendados para ter lugar entre 16 e 18 de Agosto (primeira “mão”) e 23 e 25 do mesmo mês (a segunda).

 

A CAF continua a não facilitar na aprovação de estádios para os jogos oficiais, sendo que um total de 24 países estão sem recintos para acolher os jogos dos clubes nas Afrotaças e das respectivas selecções nacionais.

 

Nessa situação encontram-se o reino de eSwatine e as Ilhas Comores, de onde são provenientes os adversários do Ferroviário da Beira (Mbabane Swallows) e da Black Bulls (Alizé Fort), sendo que os dois clubes estudam a possibilidade de realizarem os jogos das duas mãos em casa do adversário, ou seja, no Estádio Nacional do Zimpeto.

 

Ao todo são 24 países sem estádios aprovados e a lista divulga pela CAF a 11 de Julho inclui países Quénia, Burkina Faso, Congo, Malawi e alguns outros países que não possuem estádios que possam receber jogos da 1ª e 2ª jornada Preliminares de acesso à Liga dos Campeões da CAF e da Taça das Confederações.

 

Com 11 estádios aprovados, a África do Sul destaca-se na lista divulgada pela CAF, seguindo-se o Marrocos que conta com 6 estádios que podem acolher jogos oficiais ao nível do continente, perspectivando-se que estes dois países possam acolher vários jogos da pré-eliminatória das Afrotaças.   

 

Desde 2020 que a CAF garante o uso de estádios adequados de alta qualidade, para que jogadores e adeptos possam disfrutar deste maravilhoso jogo de futebol. Vários aspectos devem ser cuidadosamente avaliados nos estádios africanos, relacionados ao campo, iluminação, conforto, segurança dos espectadores, jogadores, oficiais, instalações de mídia e marketing, entre outras áreas. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .