A futura catedral para os desportos de salão em Moçambique poderá ser instalada no espaço adjacent "/> A futura catedral para os desportos de salão em Moçambique poderá ser instalada no espaço adjacent "/>
desporto mocambicano

Zimpeto vai acolher nova arena multiuso

  • 1720

A futura catedral para os desportos de salão em Moçambique poderá ser instalada no espaço adjacente ao Estádio Nacional do Zimpeto, segundo indica um projecto de construção de uma arena multiuso elaborado pelo Governo moçambicano e que deveria ser implementado por ocasião da realização dos X Jogos Africanos, que Maputo acolheu em 2011.

 

Este projecto foi resgatado pela Secretaria de Estado do Desporto que desde 2021 tem estado à procura de financiamento para a sua edificação, tendo inclusive o Secretário de Estado, Gilberto Mendes, efectuado contacto junto a entidades portuguesas para a sua implementação, algo que acabou não tendo resultados palpáveis.

 

Refira-se que no âmbito do projecto dos Jogos Africanos, Moçambique concluiu a edificação do Estádio Nacional do Zimpeto com um investimento de 57 milhões de dólares financiados pelo Governo da China, bem como da Piscina Olímpica do Zimpeto que foi edificada por um consórcio português num projecto que custou 144 milhões de dólares e que incluía a Vila olímpica com cerca de 848 apartamentos.

 

Vale lembrar que na época foi abdicada a iniciativa de construção de um pavilhão no Zimpeto para dar lugar a edificação de um piscina com padrões internacionais e de acordo com as recomendações da Federação Internacional de Natação (FINA).

 

A perspectiva da Secretaria do Estado do Desporto é que se construa uma arena que possa corresponder às exigências dos organismos internacionais como a FIBA-África para acolher provas internacionais de basquetebol.

 

Nos espaços adjacentes ao Estádio Nacional do Zimpeto estão reservados perto de 10 hectares da parte traseira do recinto desportivo, onde se pretende construir várias infra-estruturas divididas em três lotes.

O primeiro lote vai compreender dois campos de relva sintética, lojas de conveniências para venda de símbolos desportivos das selecções nacionais e da Casa do Futebol e um estacionamento, num projecto da Federação Moçambicana de Futebol e da Secretaria de Estado do Desporto.

O segundo lote está reservado aos atletas, onde terão espaços de lazer e, neste lote, serão construídas duas piscinas e vai incluir locais para eventos, conferências, área administrativa e dois hotéis de três e quatro estrelas. Haverá ainda um espaço para um campo de ténis. Ao todo, este lote será de 15 mil metros quadrados.

Por fim, o lote três terá dois campos de treinos para futebol com dimensões standard, sendo um de relva natural e outro sintético. Aqui, será levantado, ainda, um campo para futebol de praia e um pavilhão multiuso para basquetebol, futsal e outras modalidades de salão. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .