A dupla moçambicana Zelito e Touch assegurou na noite deste sábado, 22 de Novembro, o apuramento às meias-finais da etapa de qualificação aos Jogos Olímpicos Paris 2024 ao derrotarem por 2-0 a dupla do Gana composta por Tsatsu e Ibrahim. Este domingo, às 12 Horas de Maputo, 11 Horas em Tétouan, os moçambicano disputam o acesso à final diante da dupla do Togo que surpreendeu a dupla do Senegal, ao vencer por 2-0.
Por Alfredo Júnior em Tétouan
Na partida que decorreu no campo número 2 da arena instalada na praia de Martil em Tétouan, a dupla moçambicana voltou a entrar tímida perante o bom desempenho dos ganenses que ganharam vantagem inicial, porém Zelito e Touch através de um bom serviço e defesas espectaculares conseguiram dar a volta ao texto e terminar em vantagem no primeiro set no qual venceram por 21-18.
Galvanizados pela recuperação e cumprindo a risca a orientação do seleccionador Nacional, Alexandre Pontel, a dupla moçambicana voltou a estar bem no segundo set, não permitindo a reação da dupla ganense Tsatsu e Ibrahim que ainda ensaiou uma aproximação, porém a dupla Zelito e Touch mostrou estar sincronizado nos movimentos defensivos e ofensivos, sendo por isso que acabaram chegando a uma vitória categórica por 21-13, cinco pontos de diferença que demonstram a determinação dos moçambicanos de vencerem o jogo.
Mais uma vitória categórica de Zelito e Touch que agora vão disputar as meias-finais na manhã neste domingo, 23 de Junho, para que na noite do mesmo dia, pelas 19 Horas locais 20 Horas em Maputo, possam disputar o acesso aos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Na outra meia-final, a África do Sul vai medir forças com a dupla anfitriã do Marrocos Abicha e Elgraoui que venceu por 2-1. A dupla da Gâmbia Jawo e Alieu por 21-13, 16-21 e 7-15. Os sul-africanos Danilo e Williams derrotaram o do Botswana Jack e Shiswanisso por 2-0 (21-11 e 21-17) no duelo da região Austral de África. (LANCEMZ)