desporto mocambicano

Xai-Xai pronta para acolher Nacionais de Basquetebol em Juvenis

  • 91

A cidade de Xai-Xai, capital da província de Gaza, será palco a partir do próximo dia 8 de Janeiro dos Campeonatos Nacionais de Basquetebol na categoria de juvenis, em masculinos e femininos. A prova vai decorrer até ao próximo dia 16 do corrente mês, devendo reunir os campeões províncias da época 2022 da bola-ao-cesto.

 

Por Redacção LanceMZ

 

O sorteio para estes dois “Nacionais” esta agendado para o dia 7 de janeiro, ou seja, para o próximo sábado, data em que se conhecerá o número de equipas participantes no certame, segundo indica um comunicado emitido pela Federação Moçambicana de Basquetebol. Na mesma nota, a FMB refere que a reunião técnica da prova será realizada no dia 7 na capital provincial de Gaza, sendo que será definido o modelo de disputa da prova.

 

Em juvenis masculinos, a prova contará com a participação do Ferroviário de Maputo que tem estado a intensificar a sua preparação para o evento. Os “locomotivas” da capital do país, partem como candidatos à conquista do título, tendo em conta que têm no seu plantel vários jogadores que recentemente estiveram integrados na selecção nacional de Sub-16 que tomou parte nos Jogos da AUSC que decorreram no Malawi.

 

“Na parte ofensiva, temos trabalhado situações de 3x3 e 4x4 para sincronizar os movimentos. Temos trabalhado, na componente defensiva, a pressão homem a homem e pressão na zona. Isto tem a ver com o facto de, nestes campeonatos, a maioria das equipas defenderem mais zona do que homem a homem. Estamos a trabalhar para contrariar estes aspectos e terminar a prova nos lugares de pódio”, explicou João Mulungo treinador do Ferroviário de Maputo.

 

ZAMBÉZIA TAMBÉM SE ESMERA PARA NACIONAIS DE JUNIORES

 

Por outro lado, o Campeonato Nacional de Basquetebol em juniores masculinos e femininos vai decorrer entre os dias 16 e 21 de Janeiro de 2023, na cidade de Quelimane, capital provincial da Zambézia, cuja associação provincial corre contra o tempo para garantir que tudo esteja acautelado para acolher a prova.

 

“Posso assegurar que está tudo acautelado. Temos encargos relacionados com o Comissário da Federação Moçambicana de Basquetebol e os árbitros acompanhantes. Está tudo acautelado. Contamos com o apoio do Governo Provincial da Zambézia”, referiu Zema Passades, Presidente da Associação Provincial de Basquetebol da Zambézia, citado pelo Jornal O País.

 

Tal como em juvenis, os campeões provinciais têm o direito de participar na prova, sendo que até aqui estão confirmadas as participações de representantes da cidade de Maputo, Tete, Manica, Nampula, Niassa, Cabo Delgado e a anfitriã Zambézia. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .