A selecção nacional de futebol, Mambas, recebeu e derrotou os Djurtos da Guiné Bissau por 2-1, em jogo da segunda jornada do Grupo I de Qualificação ao Campeonato Africano das Nações CAN-2025, a decorrer no Marrocos. Os golos de Moçambique foram apontados por Guima e Elias Macamo que se estreou a marcar nos Mambas que lideram o grupo com 4 pontos, os mesmos que o Mali.
Por Alfredo Júnior e Sérgio Sitóe (Fotos)
Para o jogo da segunda jornada, Chiquinho Conde fez três alterações no 11 dos Mambas quando comparado ao que jogou em Bamako, colocou Domingos Macandza no lugar Ifren Matola, Witi rendeu Gildo e o capitão Dominguez entrou para o lugar de Pepo Santos dando maior dinamismo ofensivo a equipa moçambicana.
Como resultado disso os Mambas chegaram ao primeiro golo aos cinco minutos quando numa jogada de insistência Guima tira um forte remate de fora da área que apanhou o guarda-redes Manuel Balde desprevenido, acabando por ir recolher a bola no fundo das malhas.
A Guiné Bissau foi atrás do prejuízo, pressionou os Mambas que baixaram as linhas e como resultado disso chegaram ao golo de igualdade aos 23 minutos a defensiva moçambicana claudicou e na sequência Mama Samba Baldé restabeleceram a igualdade na contenda.
VEJA O RESUMO NO NOSSO YOUTUBE
Moçambique reagiu com Geny a mexer no ataque a Moçambique. Aos 33 minutos a Pérola do Índico cobrou um livre que aqueceu as luvas de Manuel Balde que defendeu para canto.
Aos 44 minutos os Djurtos tiveram tudo para chegar ao segundo golo, quando a defensiva moçambicana estava em desvantagem, Ernan foi batido por José Correia que rematou com intenção, mas Reinildo foi a tempo de evitar o pior desviando para canto. Foi uma intervenção de grande coragem de Reinildo que arrancou aplausos dos presentes.
Na segunda parte, Conde promoveu alterações no seu xadrez, lançou o trio Pepo, Gildo e Elias Macamo que construiu uma jogada ofensiva que levou perigo à baliza de Manuel Balde, mas o cabeceamento do melhor marcador do Moçambola saiu ao lado.
Aos 73 minutos Elias Macamo confirmou as suas credenciais de atacante com faro para o golo e apontou o tento que voltou a colocar os Mambas em vantagem. Macamo respondeu a uma assistência de Gildo depois de passe de Reinildo Mandava.
O Zimpeto explodiu de alegria, até porque Macamo chegou aos Mambas à pedido do público que tanto clamou a sua convocatória. O atacante foi festejar com Chiquinho Conde que acreditou no seu potencial ofensivo.
A Guiné Bissau ainda procurou o golo de empate, mas encontrou a turma moçambicana bem composta defensivamente com a entrada de David Malembane que deu frescura às acções defensivas, com os Mambas a conseguirem segurar uma preciosa vitória que coloca Moçambique em posição privilegiada da classificação. (LANCEMZ)