Está confirmado, a Zâmbia garantiu o apuramento para as meias-finais da 22ª edição da Taça COSAFA como a segunda melhor classificada de todos os grupos com seis . A vitória de Moçambique sobre os insulares das Maurícias (1-0) permitiu com que a Zâmbia avançasse para a fase eliminar, depois de alguma apreensão vivida no seio da equipa. Afinal, os ilhéus estariam em condições de seguir bastando para tal superar o número de golos da Zâmbia (2) e não consentir nenhum.
Deste modo, a Zâmbia medirá forças com a África do Sul, às 18.00 horas, no King Zwelithini Stadium, naquele que será o segundo jogo da meia-final. Não obstante, o mesmo será antecedido com a partida que irá opor as formações Malawi e do Lesotho (15.00 horas), no mesmo recinto.
Vale recordar que para chegar a esta etapa, Malawi terminou a fase de grupos(B) com o pleno, depois de ter vencido na fase regular as suas congéneres da Zâmbia (1-0), Seychelles (2-0) e, por fim, levou de vencida as Comores por 2-0.
Por sua vez, o Lesotho (no grupo C), que já havia assegurado a sua presença na fase eliminar na segunda jornada, fruto dos dois triunfos frente as Maurícias (2-0) e Moçambique (1-0), beneficiou do confronto directo mercê da vitória arrancada diante dos insulares na jornada inaugural.
Por seu turno, os sul-africanos terminaram a fase de grupos (A) com sete pontos na liderança, seguidos por Botswana (4), Eswatini (3) e Namíbia (2), enquanto a Zâmbia derrotou Seychelles, por 4-2, passando a somar seis pontos, num grupo que foi vencido pelo Malawi com nove pontos após derrotar Comores, por 2-0.
Entretanto, nos desafios realizados esta quarta-feira, referentes ao Grupo C, cabia a Angola e Moçambique jogarem apenas pela honra, uma vez que nem a vitória traria milagre para os dois representantes da lusofonia selar o apuramento como segundo melhor classificado de todos grupos.
Essa condição dependia dos resultados doutros grupos, e, também, do desfecho dos jogos de hoje.
Felizmente, Moçambique despediu-se na derradeira jornada com a vitória sofrível diante das Maurícias (1-0), enquanto Angola conseguiu derrotar os angolanos por 4-2.
Vale relembrar que a fase de grupos foi disputada por 12 nações divididas em três grupos de quatro equipas cada, sendo que os três melhores classificados e o segundo melhor colocado de todos seguirão para as meias-finais.
Este figurino vai conferir maior rodagem às equipas, visto que permite a realização de um mínimo de três jogos e máximo de cinco. No anterior formato, os primeiros classificados de cada série apuravam-se para os quartos-de-final, sendo que não havia disputa doutros lugares, ou seja, quem fosse eliminado na fase de grupos regressava para casa.