desporto mocambicano

Verónica José continuará em Portugal apesar das dificuldades de adaptação devido às baixas temperaturas

  • 504

A atleta e jovem promessa moçambicana Verónica José continuará o seu estágio pré-competitivo em Portugal, onde se encontra com mais três colegas, nomeadamente, Alex Macuácuà, Zacarias Sitóe e Esménio Botão que treinam sob orientação do treinador Alberto Lário que os levou de Maputo as terras lusas após o caso que culminou com a sua saída do país.

 

Por Redacção LanceMZ

 

O treinador português usou a sua conta oficial para exprimir a sua insatisfação, escrevendo ‘força Alex, Esménio e Zacarias’, acrescentando que “o mundo é daqueles que acreditam e trabalham”, terminando com a enigmática frase “dos fracos não reza a história”, levando a que alguns concluíssem que a atleta Verónica José estaria de regresso a Maputo.

 

No entanto, o LanceMZ contactou a atleta que tratou de desmentir qualquer “desentendimento com o treinador Alberto Lário”, enquadrando a publicação de Alberto Lário “como um desabafo de quem quer mais e melhor dos seus atletas, para que eles estejam a corresponder às expectativas".

 

Verónica José chegou a Portugal há sensivelmente três meses, tendo calhado com o período de inverno, caracterizado por temperaturas muito baixa, por vezes abaixo dos zero graus centígrados, muito diferente do clima a que estava habituada na sua província de origem de Tete (onde os termómetros chegam a atingir os 40º centígrados).

 

A antiga corredora da Associação Portuguesa de Moçambique revelou ao LanceMZ que “a adaptação às baixas temperaturas não tem sido fácil, pois aqui em Portugal está muito frio, algo que não estava habituada, mas continuarei por cá e a trabalhar para ver se supero essa adversidade”.

 

Refira-se que esta foi a primeira vez que Verónica José, de 19 anos, teve que enfrentar um clima fora do seu habitual, visto que é a primeira vez que tem a oportunidade de observar um estágio pré-competitivo fora de Moçambique.

 

Ainda assim, a corredora moçambicana tem conseguido alcançar alguns resultados positivos, tal é o caso da vitória na 10ª edição do Torneio do Sporting, tendo feito o tempo de 38 minutos e 20 segundos, recebendo rasgados elogios por parte do seu actual clube, o Sporting Clube de Portugal, com tradição na modalidade.

 

Verónica José comentou o facto de passar a representar o Sporting CP, referindo que “significa muito. É um dos meus sonhos realizados e é muito importante para a minha carreira. Vou trabalhar bastante para trazer bons resultados para o Sporting CP e também para o meu país".

 

Recordar que Verónica José foi a única moçambicana a participar no Campeonato do Mundo de Atletismo, na categoria de juniores, tendo na primeira eliminatória feito o tempo de 4.35.47 minutos, que, no entanto, não foi suficiente para seguir em frente nesta competição decorrida no México, em Agosto de 2022.  (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .