A Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, procedeu no último ao lançamento do XV Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares, Nampula-2024, evento que terá lugar em Nampula de 6 a 17 de Maio. O evento vai decorrer sob o lema “Desporto Escolar Inclusivo, Preservando A Biodiversidade” e prevê movimentar cerca de duas mil pessoas oriundas de todas as 11 províncias do país.
Por Redacção LanceMZ
Para este festival foi escolhida a tartaruga, como a mascote que carinhosamente a chamaremos de tartaruguinha, segundo anunciou Carmelita Namashulua que justificou a escolha pelo facto de “este animal estar em perigo de extinção, por isso, decidimos juntar a nossa voz ao clamor de toda a população de Nampula, para juntos lutarmos contra o mal que é feito a este ser vivo tão importante quanto os outros para o equilíbrio do ecossistema natural”.
O Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares vai contar com a participação de cerca de 2.000 pessoas, destacando-se 1.408 alunos/atletas de ambos os sexos (704 masculinos e 704 femininos) e com idades compreendidas entre os 11 e 16 anos, nas diferentes modalidades, orientados por 154 técnicos/professores, 165 delegados, 100 membros da Comissão Organizadora, 15 elementos do pessoal médico, 20 jornalistas, quadros de nível central, provincial e pessoal de apoio, em geral, (agentes de segurança, motoristas, pessoal de limpeza nos locais de acomodação e de competição, voluntários entre outros).
No lançamento do XV Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares no ano de 2024, a Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, sublinhou os objectivos perseguidos com a realização deste evento, nomeadamente: “contribuir para a unidade nacional; prospeção e detecção de novos talentos desportivos; ocupar adequadamente os tempos livres dos alunos, para combater a ociosidade, obesidade, gravidezes indesejadas, violência e outros tipos de males que tendem a afectar a comunidade estudantil”.
Para o evento que vai decorrer em Nampula estão previstas as modalidades de atletismo, futebol de 11, ginástica, voleibol, xadrez, jogos tradicionais, andebol, basquetebol, atletismo e natação, sendo que esta última será a título de demonstração. Para acolher os jogos destas modalidades, as infraestruturas desportivas de Nampula estão a merecer melhorias.
O Festival dos Jogos Escolares realiza-se de dois em dois anos, porém sofreu uma interrupção devido a pandemia da COVID-19, sendo por isso que a XV edição não teve lugar no ano de 2021, devido ao facto que ter-se interrompido as aulas de educação física, devido ao contacto entre os alunos. Nampula vai suceder a Manica na organização destes jogos cuja última edição teve lugar em 2019 e que foram ganhas pela província anfitriã. (LANCEMZ)










