A União Desportiva do Songo qualificou-se para a primeira eliminatória de acesso à Liga dos Campeões Africanos de futebol ao eliminar o Green Mamba de Eswatine com um agregado de 2-1, após empate a uma bola na no jogo da segunda mão decorrido na tarde desta sábado, 26 de Agosto, no Estádio Nacional do Zimpeto. Agora o campeão moçambicano vai defrontar o Petro Atlético de Luanda, campeão de Angola, na primeira eliminatória que está aprazada para o mês de Setembro.
Por Redacção LanceMZ
Depois de ter vencido o jogo da primeira mão por escasso um a zero, a turma “hidroeléctrica” não contou treinador sérvio Srdjan Zivojinov que assistiu ao jogo a partir da bancada devido ao facto de não ter a licença que o habilite a estar sentado no banco de suplentes nos jogos sob a égide da CAF, sendo que o 11 apresentado contou com a entrada de Amorim para o lugar do lesionado Sidique Sataca e Candinho para o lugar de Muzaza.
Porém, a exibição da União do Songo denotou dificuldades para dominar o adversário que veio com a lição estudada para esta segunda partida depois de ter perdido na primeira mão, com um resultado que abria esperanças de uma reviravolta, daí que foi o Green Mamba a assumir as despesas ofensivas.
As duas equipas tiveram poucas oportunidades que pudessem ter resultado em golo, daí que a primeira parte terminou com o nulo a prevalecer.
A segunda parte iniciou da melhor forma para o campeão moçambicano, com Emanuel a deixar dois adversários para trás e a atirar para o fundo das redes de Gama que foi incapaz de evitar o golo da União do Songo quando estavam decorridos 57 minutos.
O Green Mamba não cruzou os braços, procurou o golo de igualdade que só não chegou aos 72 minutos porque o seu atacante não conseguiu bater o guarda-redes Ernâni Siluane.
Só aos 80 minutos é que o campeão da Eswatini chegou ao merecido golo com Danito, perante a ameaça de Banele, a cabecear para o fundo das redes “hidroeléctricas”, selando o resultado final em um para cada lado.
A União Desportiva do Songo conseguiu transitar para a segunda eliminatória com o agregado de 2-1, devendo defrontar no mês de Setembro a turma do Petro Atlético de Luanda, cliente assíduo da Liga dos Campeões Africanos e que na última temporada eliminou da competição a Associação Black Bulls. (LANCEMZ)
FICHA DO JOGO
Estádio Nacional do Zimpeto
Assistência: Cerca de mil pessoas.
Comissário: Bhai Mustapha Chitbahal (Maurícias).
Arbitragem: Noris Aaron Arisso, auxiliado por James Fredrick Emile e Shaji Padayachy. Quarto árbitro: Eldrick Mattieu Adelaide (Todos das Ilhas Seychelles)
GREEN MAMBA: Gama; Colani, Manana, Banele e Mxolisi; Mthunzi, Njabulo (Magagula, 77'), Silenge (Piter, 80'), Ndlovu, Ndinisa e Mkhontfo
Treinador: Nokthula Dlamini
UD SONGO: Ernâni; Tinopenga Amorim, Agenor, Candinho (Abeddy, 90+3), Danito, John Banda, Domingues (Dário, 86') Emmanuel (Tchinda, 86') Reginaldo (Macaime, 90+3) e Dayo (Nelson Divrassone, 60').
Treinador: Srdjan Zivojnov
Disciplina: Cartão amarelo para Ernâni (65'), Manana (68')
GOLOS: 0-1, Emmanuel (57'), 1-1, Danito na própria baliza (80')