A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) inaugurou, na manhã desta quinta-feira, 14 de Novembro, o Espaço Maria de Lurdes Mutola, que retrata a carreira e trajectória desportiva da atleta moçambicana, campeã olímpica dos 800 metros, reconhecendo sua contribuição para a modalidade a nível nacional e internacional.
Por Artur Manhique
Localizado na Biblioteca Central Brazão Mazula, o espaço ilustra as conquistas da Lurdes Mutola e inclui objectos de grande valor como medalha de ouro, troféus, dorsais e spikes usados pela ex-atleta moçambicana em várias competições.
Durante a cerimônia, Mutola afirmou que o espaço servirá de inspiração para jovens desportistas e expressou seu orgulho por ter representado o país.
VEJA A REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE
“Eu acho que vai servir muito para o nosso desporto, para praticantes de desporto também, não só atletismo, mas para quem vier aqui conhecer um bocadinho a história, a história também dos Jogos Olímpicos, dos Campeonatos Mundiais e muito mais. Sinto-me muito orgulhosa por tudo aquilo que eu fiz para o meu país”, declarou Mutola.
Passados 24 anos, Maria de Lurdes Mutola continua sendo a única atleta moçambicana a conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos, e a “menina de ouro” compartilhou seu descontentamento, destacando a necessidade de intensificar o trabalho no desporto.
“Lamento um bocadinho que até aqui ainda não apareceu outro atleta a tentar ou a conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos, já passam por aí 24 anos e é muito. Isso significa que, olhando o desporto, temos que trabalhar muito, o desporto individual, também o coletivo”, lamentou Mutola.
Manuel Guilherme Júnior, reitor da UEM, destacou o papel da universidade na preservação dos feitos da atleta moçambicana, sublinhando a importância de eternizar a carreira de Lurdes Mutola.
“Esta cerimônia vem materializar o compromisso da nossa instituição ao disponibilizar um espaço com o intuito de eternizar a vida e obra da menina de ouro, naquela que é a maior instituição de ensino superior do país. Neste contexto, este espaço é mais uma contribuição para fazer face aos desafios que se colocam em prol do desenvolvimento da sociedade. É dentro do princípio de iniciativas deste gênero, e sendo estas excepcionais, que merecem o reconhecimento de todos nós”, afirmou o reitor.
Na ocasião, o reitor da UEM aproveitou a oportunidade para desejar sucesso à selecção moçambicana de futebol que nesta sexta-feira (15) enfrenta o Mali e apelou à união do público para apoiar os “Mambas”.
“Quero desejar sucessos aos nossos Mambas. O futebol é o ópio do povo. Que nos unamos em redor dos Mambas, que possamos reforçar a nossa moçambicanidade, sobretudo em momentos críticos que estamos a passar como sociedade”, concluiu.
De recordar que Maria de Lurdes Mutola conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Sydney nos 800 metros, tornando-se a única atleta do país a alcançar uma medalha olímpica.