A Associação Black Bulls prepara-se para receber no próximo dia 14 de Setembro a formação do AS Otoho da República Democrática do Congo em partida da primeira mão da última eliminatória que dá acesso à fase de grupos da Taça da Confederação Africana de Futebol, também designada Taça Nelson Mandela.
Por Redacção LanceMZ
A partida vai ter lugar pelas 15 Horas no campo número um da Lalgy Arena que pela segunda vez vai acolher um jogo dos “touros” inserido nas Afrotaças. Os representantes moçambicanos vão receber o Otoho depois de uma paragem no Moçambola para dar lugar a realização dos jogos da selecção nacional de futebol de acesso ao CAN-2025.
Hélder Duarte prepara este jogo não contando com três jogadores que estão ao serviço dos Mambas, nomeadamente o guarda-redes Ernan e o defesa Nené (ambos foram titulares frente o Mali) e o central Martinho Thauzene que não saiu do banco.
Para chegar a esta etapa, a Black Bulls eliminou a formação do Alizé Fort das Ilhas com um agregado de 11 bolas a zero, com os resultados de 7-0 na primeira mão e 4-0 na segunda. Vale lembrar que os dois jogos tiveram lugar na Lalgy Arena devido ao facto de nas Comores não existirem campos aprovados pela CAF.
Por seu turno, o AS Otoho chegou a esta fase, a turma congolesa suplantou o 15 de Agosto, da Guiné Equatorial, por um agregado de 4-1, depois de vencer as duas mãos, por 2-0 e 2-1.
Com um histórico de presenças regulares nas competições africanas, o AS Otohô atingiu a sua maior prestação na época 2021/22, em que marcou presença na fase de grupos da Liga dos Campeões.
O representante moçambicano vai procurar chegar pela primeira vez à fase de grupos, após falhar esse objectivo em 2022, ano em que se estreou na Liga dos Campeões Africanos. O jogo da segunda mão está aprazado para entre os dias 20 e 22 de Setembro.
Esta será a segunda vez que o AS Otoho da RD Congo enfrenta um representante moçambicano nas Afrotaças. Na temporada de 2021, o Otoho eliminou a União Desportiva do Songo, por 4-3 na transformação de pontapés da marca de grande penalidade, após cada uma das equipas vencer por 1-0 no jogo em que foi anfitrião. (LANCEMZ)