desporto mocambicano

Touros motivados para Supertaça Jogabets que será de muitas emoções para Hélder Duarte

  • 485

A Associação Black Bulls defronta no próximo sábado, 13 de Abril, o Ferroviário da Beira para a final da Supertaça Mário Coluna Jogabets, partida que terá lugar no Campo Municipal da Maxixe, na capital económica de Inhambane. Os “touros” iniciam a preparação deste embate diante do Campeão Nacional motivados e por ironia de destino Hélder Duarte vai defrontar uma equipa que na temporada passada ajudou a conquistar o título, daí que o treinador português considere que este “será um jogo de muitas emoções”. 

 

Por Alfredo Júnior

 

Depois da conquista do troféu na Liga Jogabets, a equipa de Tchumene inicia esta a segunda-feira, 8 de Abril, a preparação desse embate com os “locomotivas” do Chiveve e os 300 mil Meticais ganho pelo primeiro lugar no Campeonato Provincial de Maputo serve de motivação para a equipa que na temporada passada venceu a sua primeira Taça de Moçambique.

 

Quando questionado como a sua equipa técnica pretende preparar o jogo com o Ferroviário da Beira, Hélder Duarte referiu que a preparação começou já há algum tempo com a observação do adversário. “Temos o nosso departamento de análise que já fez alguns cortes e estudo do adversário. Estivemos a analisar alguns jogos do Ferroviário da Beira e nos apercebemos que tem muitos jogadores novos, treinador novo também, com uma ideia de jogo nova. Só a partir desta segunda-feira é que vamos dedicar-nos essencialmente ao Ferroviário da Beira. Estávamos preocupados e focados com a final desta Taça. Sabemos que é uma equipa muito competitiva”, disse Hélder Duarte.

 

VEJA A REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE

 

A partida do próximo sábado será um reencontro entre Hélder Duarte e boa parte dos jogadores do Ferroviário da Beira e nos contactos esporádicos que o treinador tem mantido com os seus antigos atletas, estes tem demostrado querer mostrar o que aprenderam com a passagem do treinador luso por Chiveve onde incutiu o espírito ganhador.

 

“Eu conheço aqueles jogadores. Sei do que é que eles são feitos. Alguns ainda mandam mensagens a dizer que vão ganhar a Supertaça. É normal. É sempre emotivo defrontar uma equipa que ajudamos a ganhar o título. É lógico que nós queremos um ambiente familiar com aqueles jogadores, mais do que com uma equipa. Nós éramos uma família, lutávamos uns pelos outros, passámos dificuldades juntos. Mas sabíamos o que nós juntos queríamos conseguir. E por isso é lógico que ficou ali uma relação de amizade”, disse Duarte.

 

RELAÇÃO DE AMIZADE COM OS JOGADORES

 

O treinador da Black Bulls descreve a relação com os seus antigos jogadores como de profunda amizade, porém na hora de jogo cada um estará a defender os objectivos do seu clube que passam por conquistar a Supertaça Jogabets.

 

“Muitos deles chamam-me pai e para mim isso é um orgulho. Mesmo aqueles que não jogam lá no Ferroviário da Beira muitas vezes nesta pré-época quando estavam para sair do clube me pediam uma opinião. Por isso para mim é sempre um orgulho quando eles me mandam mensagens e falam comigo. Por isso, além de ter sido treinador deles, é esta relação de amizade que ficou. E eu tenho um orgulho muito grande neles e naquilo que nós construímos juntos”, referiu o treinador.

 

Amizade à parte, tanto o Ferroviário da Beira como a Black Bulls jogarão para a vitória e para conquistar o primeiro troféu da época que vale o prémio monetários de 400 mil Meticais, sendo que Hélder Duarte considera que as probabilidades para a sair da partida com um triunfo estão divididas.

 

“Numa final são 50-50 de probabilidades para cada lado. O que é que nós podemos dizer? A Black Bull tem uma equipa já há muitos anos montada. Sendo que nestes últimos dois anos as ideias foram um bocadinho diferentes.  Mas o modelo de jogo já está enraizado. O 11 base já está identificado, ou seja, temos 12, 13 ou 14 jogadores que já trabalham juntos há muito tempo e que fazem parte do núcleo principal da equipa. O Ferroviário da Beira está a construir a sua nova ideia, a sua identidade. É lógico que se calhar nesse aspecto poderá estar um bocadinho mais atrás. Mas, eles são muito competitivos e eu acredito que vai ser um grande jogo de futebol”, comentou o timoneiro dos “touros”. (LANCEMZ)

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .