A Associação Black Bulls suou e precisou recorrer ao desempate por grandes penalidades (6-5) para derrotar o Maxaquene e conquistou o título de campeão da Liga Jogabets, prova também designada de Campeonato Provincial da Cidade de Maputo que marca a abertura da época na capital do país, num encontro que teve lugar na tarde deste sábado (06) no Campo do Sol. É pela segunda vez consecutiva que os “touros” conquistam a Liga Jogabets e este triunfo serve de incentivo para a final da Super Taça Mário Coluna que a equipa de Tchumene vai disputar no próximo sábado na Maxixe frente ao campeão nacional, Ferroviário da Beira.
Por Redacção LanceMZ
Logo após o pontapé inicial, os tricolores mostraram que tinham a lição estudada perante uma equipa que milita no Moçambola e conseguiram armar bem a sua defensiva perante a maior posse de bola da formação da Black Bulls. Com seu jogo envolvente e de transição rápida, o Maxaquene respondia as investidoras contrárias e conseguiu levar perigo à baliza de Teixeira.
A equipa de Hélder Duarte apostou em saídas em velocidade na tentativa de surpreender o adversário, porém os pupilos de Américo “Lalas” Chivava anularam completamente as principais investidas da Black Bulls, levando empate até ao período de intervalo.
Na segunda parte, a Black Bulls continuou a ter mais posse de bola, mas sem criar nenhuma ocasião flagrante de golo, salvo a grande intervenção do Chindy num remate de Ayuba na zona da pequena área, isto depois de quase meia hora da segunda parte.
Apesar do desnível entre as duas equipas, pois os “tricolores” preparam-se para tomar parte na segundona, os "touros" nunca tiveram o controlo total do encontro que terminou empatado a zero, acabando por se alastrar até ao desempate por pontapés da marca de grandes penalidades.
Ai Dede iniciou da melhor forma para o Maxaquene, mas Kadre falhou a primeira cobrança para a Black Bulls ao rematar para as nuvens. Os “tricolores” seguiram em vantagem até a cobrança da quarta grande penalidade batida por Jemes que permitiu a defesa de Teixeira que contou com a colaboração do poste esquerdo. Logo a seguir Danilo igualou a decisão em três golos para cada lado, sendo que o empate prevaleceu até ao fim da primeira série de 5 pênaltis para cada lado.
Na sétima grande penalidade os adeptos do Maxaquene viram Leandro a levar a bola a ser devolvida pelo ferro da baliza de Teixeira e a negar-lhe o golo. Coube a Ayuba colocar ponto final na decisão ao marcar a grande penalidade que colocou o resultado final em 6-5, permitindo a vitória dos “touros”.
Com a conquista do título, a Black Bulls leva para casa um prémio monetário de 300 mil meticais oferecidos pela Jogabets, maior casa de apostas de Moz e patrocinadora oficial da competição . Por outro lado, os “tricolores” auferem 150 "paus" pelo segundo lugar.
FERROVIÁRIO FICA COM BRONZE
Entretanto, o Ferroviário de Maputo ocupou o terceiro lugar da Liga Jogabets ao derrotar por 2-0 a turma do Costa do Sol na partida de atribuição da medalha de bronze, que teve lugar no campo dos “canarinhos”.
A turma “locomotiva” entrou melhor na partida ao marcar o golo inaugural por intermédio de Celso quando estavam decorridos 13 minutos no decurso da etapa inicial da partida. O segundo tento foi apontado por António no decurso dos primeiros minutos da segunda parte.
Com o triunfo, o Ferroviário de Maputo conquistou o prémio de 75 mil Meticais pelo terceiro lugar na prova.
VICTOR MELHOR MARCADOR E JOAQUIM GUARDA-REDES MENOS BATIDO
No final da terceira edição da Liga Jogabets para além das taças, medalhas e cheques gigantes atribuídos às equipas terminaram no pódio, a organização fez a atribuição dos prémios individuais.
O atacante da Black Bulls, Vitor Tesoura, foi o melhor marcador da Liga Jogabets com um total de 8 golos, apontados ao longo de 9 jogos em que esteve presente. O guarda-redes Joaquim Tsambe foi o guarda-redes menos batido ao ter sofrido apenas dois golos. Cada um levou o prémio de 25 mil Meticais.
Por outro lado, o Ferroviário das Mahotas foi eleito a equipa Fair-Play da terceira edição da Liga Jogabets e recebeu do patrocinador o prémio de 50 mil Meticais.
Os árbitros da final Luís Jumisse (principal), Carlos Missane ( 1⁰ Assistente), Cláudio Macamo (2⁰ Assistente) e Paulo Jonas (4⁰ árbitro) receberam o prémio de 20 mil Meticais. (LANCEMZ)