A Confederação Africana de Futebol anunciou o incremento dos prémios monetários destinados aos clubes que atingirem a fase de grupos das Afrotaças, bem como para as colectividades que chegam à conquista das competições continentais interclubes. É nessa perspectiva que a Associação Black Bulls vai encaixar o valor de 400 mil dólares americanos, cerca de 25 milhões de Meticais, por ter atingido a fase de grupos da Taça CAF, também designada por Taça Nelson Mandela.
Só pela inscrição e participação na primeira eliminatória da prova a Black Bulls já havia encaixado a cifra de 50 mil dólares americanos (cerca de 3 milhões de Meticais), perfazendo a cifra de 450 mil dólares americanos (cerca de 28 milhões de Meticais) até aqui arrecadados.
“O passo significativo da CAF aborda as preocupações de longa data dos clubes sobre os custos de viagens e logísticos associados à escalada do futebol continental de clubes”, disse a CAF justificando dos prémios financeiros para a suas competições tendo acrescentado que “este impulso financeiro para os participantes da fase preliminar complementa a estrutura de prémios monetários existente para as fases posteriores de ambas as competições. Espera-se que esta medida incentive mais clubes a participar em competições continentais e eleve o padrão geral do futebol de clubes em África”, disse a entidade-mãe do futebol continental.
Refira-se que a CAF divulgou a compensação financeira para as próximas etapas da prova, sendo que o vencedor da prova vai receber o valor de 2 milhões de dólares (cerca de 120 milhões de Meticais), enquanto que para o finalista vencido está reservado o valor de 1 milhão de dólares (cerca de 60 milhões de Meticais). As equipes que terminarem nas meias-finais caberá o prêmio de 750 mil dólares (cerca de 45 milhões de Meticais), as formações que atingirem os oitavos-de-final vão receber a quantia de 550 mil dólares (perto de 33 milhões de Meticais) e quem terminar na terceira e quarta posição da fase dos grupos vai encaixar 400 mil dólares americanos (25 milhões de meticais). (LANCEMZ)