Foi lançada na manhã deste sábado, 12 de Novembro, a iniciativa de massificação do basquetebol e do apoio "/> Foi lançada na manhã deste sábado, 12 de Novembro, a iniciativa de massificação do basquetebol e do apoio "/>
desporto mocambicano

Total Energies injecta 1.2 milhão de dólares na massificação e apoio a selecção nacional de basquetebol feminino

  • 129

Foi lançada na manhã deste sábado, 12 de Novembro, a iniciativa de massificação do basquetebol e do apoio da participação da  selecção nacional sénior feminina nas principais provas continentais e da etapa de qualificação aos Jogos Olímpicos Paris 2024.

 

Por Alfredo Júnior, em Quitunda

 

A iniciativa é fruto de uma negociação que vinha decorrendo há dois anos entre a Secretaria de Esfado do Desporto e a multinacional TotalEnergies empresa que vai Investir neste projecto cerca de. 1 milhão 270 mil dólares americanos (cerca de 82 milhões, 550 mil Meticais) a serem aplicados ao longo de três anos de duração da iniciativa.

 

Este montante será  desembolsado pelo projecto Mozambique LNG, operado pela TotalEnergies, sendo que numa primeira fase vai envolver um total de 600 crianças, sendo 150 de Palma, 150 da região de Mocímboa  da Praia Pemba é igual número em Maputo.

 

Para além da massificação do basquetebol na camada infantojuvenil e de integração social das populações desfavorecidas, o memorando inclui igualmente intervenções básicas em infraestruturas para a prática da modalidade nos distritos de Palma e Mocímboa da Praia, bem como apoio à capacitação institucional dos agentes da Federação Moçambicana de Basquetebol

 

O namoro com a TotaEnergies Mozambique ganhou força após a participação da selecção nacional de basquetebol sénior feminina no AfroBasket decorrido em Yaoundé, nos Camarões, sendo que na altura Moçambique demonstrou varias dificuldades para viabilizar a participação.

 

O acto de lançamento da iniciativa foi  dirigido pelo Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, antecedido pela assinatura de dois memorandos de entendimento entre a SED, representada pelo Secretário Permanente, Júlio Mendes, e por Jenifer Cheveia, Vice-Presidente para Assuntos Corporativos da TotalEnergies em Moçambique, que também rubricou um memorando com o Fundo de Promoção Desportiva, representado pela Directora Geral, Amélia Cabral.

 

Este projecto de apoio ao basquetebol insere-se na iniciativa Pamoja Tunaweza,(juntos somo capazes) mas vai para além do escopo desta, alcançando uma dimensão mais nacional, revelou Jenifer Cheveia.

 

“O projeto foi lançado no âmbito da iniciativa Pamoja Tunaweza  é, de forma resumida, uma iniciativa do projecto Mozambique LNG, operado pela TotalEnergies, de engajamento de diversos actores comunitários, associativos, públicos e privados, com vista a contribuir para o desenvolvimento socioeconómico da província de Cabo Delgado, em particular, neste momento, em Palma e Mocímboa da Praia - desenvolvimento este feito a partir de projetos desenhados de forma participativa.” Explicou Jennifer

 

ATotalEnergies em Moçambique

Presente em Moçambique desde 1991, a Companhia actua em dois segmentos: Marketing & Serviços e Pesquisa & Produção.

 

A TotalEnergies Marketing Moҫambique S.A. é um actor importante no mercado de comercialização de produtos petrolíferos, que possui uma rede nacional de estações de serviço, de clientes industriais e de pesquisa, e actividades na área de lubrificantes e logística.

A TotalEnergies EP Mozambique Area 1 Limitada, subsidiária detida a 100% pela TotalEnergies, opera o projecto Mozambique LNG com uma participação de 26,5%, juntamente com a Mitsui E&P Mozambique Area1 Limited (20%), a ENH Rovuma Área 1, S.A. (15%), ONGC Videsh Rovuma Limited (10%), Beas Rovuma Energy Mozambique Limited (10%), BPRL Ventures Mozambique B.V. (10%), e PTTEP Mozambique Area 1 Limited  (8.5%).

 

Para além de moradores da Vila de Reassentamento de Quitunda, o lançamento desta iniciado contou com a presença do Presidente  Federação Moçambicana de Basquetebol, Rarque Sebastião, do vice-presente do Comité Olímpico de Moçambique Francisco Mabjaia, e dos antigos praticantes Amade Mogne, Clarice Machamguana,Martinha Monjane e Deolinda Ngulela que participaram num jogo de exibição de 3¥5. h

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .