Inicia esta segunda-feira a disputa do Campeonato Africano "/> Inicia esta segunda-feira a disputa do Campeonato Africano "/>
desporto mocambicano

Tiago Muxanga e Octávio Pudivitr  entram em cena no primeiro dia do Africano de Boxe

  • 313

Inicia esta segunda-feira a disputa do Campeonato Africano de Boxe que cinco anos depois da interrupção devido a vários factores e a pandemia da COVID-19 volta ao ringue, com o pavilhão da Universidade Eduardo Mondlane a ser palco do evento. O pugilista moçambicano Tiago Muxanga será o primeiro atleta nacional candidato às medalhas a subir ao ringue, na segunda sessão do dia cujo início está marcado para às 18 Horas. O dia de hoje está também reservado para estreia pelas cores de Moçambique do pugilista Octávio Pudivtr, que reside em Portugal e que leva a alcunha de “Pequeno Mike Tyson”.

 

Por Alfredo Júnior

 

Segundo o sorteio realizado na tarde de domingo, 11 de Setembro, Muxanga vai enfrentar o pugilista da Argélia  Youcef Islam Yaiche, na categoria dos 67-71 quilogramas, sendo esta a primeira vez que os dois atletas estarão frente-a-frente.

 

Muxanga chega a este Campeonato africano que será o primeiro da sua carreira com expectativas elevadas após ter conquistado a medalha de prata nos jogos da Commonwealth realizados em Agosto último, em Birmingham, no Reino Unido.

 

Mas Muxanga não será o primeiro a entrar em cena no dia inaugural desta competição, pois a primeira pugilista a subir ao ringue nesta segunda-feira será Telma Clara Matule que vai medir forças com Akezakimana Johari, na categoria dos 52-54 quilogramas, sendo este o Segundo combate da primeira sessão que inicia as 13 Horas.

 

O segundo combate de Moçambique será na categoria dos 57-60 quilogramas masculinos, com Naimo Guilherme Cumbane a enfrentar Jean Jerry Ziggy Agathedas Ilhas Maurícias, sendo este o sétimo combate da sessão.

 

PEQUENO MIKE TYSON ESTREIA-SE SEGUNDA-FEIRA

 

Na segunda sessão, depois do combate de Tiago Muxanga, entrará em cena o pugilista Octávio Pudivitr que enfrentará o maliano Aboubabcar Traore na categoria dos 75-80 quilogramas.

Octávio Marcelo Joseph Pudivitr é considerado o melhor lutador de boxe em Portugal. O pugilista moçambicano, detentor de vários títulos europeus e mundiais, é um exemplo de superação e de conquistas.

 

Chamam-lhe o "pequeno Mike Tyson": Octávio Pudivitr é um pugilista que está na ribalta. Mas a sua história de vida, marcada por momentos baixos e altos, desperta interesse redobrado. A viver há 23 anos em Portugal, o lutador, natural de Moçambique, passou por vários momentos de superação.

 

Nascido nos subúrbios de Maputo, Octávio passou parte da sua infância com a sua falecida avó, no bairro do Chamanculo. O seu interesse pelo boxe começou desde pequeno porque, conta, gostava dos desportos de combate para proteger os seus familiares.

 

Cobiçado por inúmeros empresários, Octávio é atualmente apadrinhado pelo lutador Dillian White, que terá conhecido o pequeno Tyson moçambicano num campo de treino em Vilamoura, no Algarve (Portugal). (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .