O Textáfrica de Chimoio venceu por uma bola a zero a Liga Desportiva de Sofala e garantiu o retorno ao Moçambola após o empate a uma bola na primeira mão, pela zona centro. Na zona sul, o Brera Tchumene FC fez história, no seu primeiro ano de actividade ascendeu ao Campeonato Nacional de Futebol ao vencer o Desportivo da Matola por 1-0 fixando o agregado da finalíssima em 4-1. Pela Zona Norte, o Desportivo de Nacala está de regresso a alta roda do futebol nacional, após vencer o homónimo de Pemba por uma zero, colocando o agregado em 2-0.
Por Artur Manhique
Muita emoção marcou momentos antes do jogo entre o Textáfrica do Chimoio e a Liga Desportiva de Sofala e no final cumpriu-se a profecia do Abdul Omar, que vaticinou a vitória do primeiro campeão nacional, após o “tratamento do campo da Soalpo” por “gente especializada na metafísica”.
A partida teve um começo equilibrado, com a duas formações buscando a vitória. Com o passar dos minutos, a turma visitante foi tomando controlo dos acontecimentos, valendo as grandes intervenções do guarda-redes Makarufo para manter o placar nulo.
Na segunda etapa, os fabris do planalto de Chimoio voltaram com uma postura diferente mas sem conseguir ultrapassar o guardião Kapango.
Quando tudo já parecia que o jogo iria para a decisão por penaltis, na metade dos 12 minutos de compensação, o juiz da partida assinala uma grande penalidade a favor da turma do Abdul Omar.
Chamado a cobrar, Osvaldo não tremeu e colocou a bola no fundo da baliza adversária, garantindo assim a vitória e o retorno a 1ª Divisão depois de 3 anos.
DESPORTIVO DE NACALA DE VOLTA AO MOÇAMBOLA
Quatro anos depois, o Desportivo de Nacala está de regresso ao principal escalão do futebol nacional após derrotar o seu homólogo de Pemba no duplo confronto da finalíssima com um agregado de dois a zero.
O único golo do encontro da segunda mão foi apontado no minuto 17. Cruzamento para a grande área da turma de Pemba, com a defesa visitante a não conseguir afastar a bola e esta a sobrar nos pés de Gito que introduziu a bola na baliza para fazer o 1 a 0.
BRERA FARÁ SUA ESTREIA NO MOÇAMBOLA 2024
Falta adjectivos para descrever a turma do Tchumene. Com uma campanha da Poule cem por cento vitoriosa, o Brera FC carimbou a subida para a próxima edição do Moçambola 2024 após vencer o Clube Desportivo do Matola na finalíssima da Zona Sul com um agregado de 4 a 1.
O Desportivo da Matola entrou a todo gás e no primeiro quarto de hora beneficiou-se de 3 grandes ocasiões de golos, porém, os seus avançados a demonstraram uma displicência e incapacidade de colocar a bola no fundo da baliza adversária.
Como diz o ditado, "quem não marca, sofre". O Desportivo de Matola fartou-se de falhar inúmeras ocasiões de golo e, aos 62 da segunda parte, numa jogada de insistência, o Brera fez o único tento encontro por intermédio de Júlio. Romão remata para uma defesa do guarda-redes da Matola, e na sobra, Júlio atira a contar dando assim, números finais ao encontro. (LANCEMZ)