Está encontrada a única equipa que vai descer de divisão no final do "/>  

Está encontrada a única equipa que vai descer de divisão no final do "/>

desporto mocambicano

Textáfrica despromovido e Brera Tchumene sobrevive no Moçambola

  • 135

 

Está encontrada a única equipa que vai descer de divisão no final do Campeonato Nacional de Futebol - Moçambola 2024. Trata-se do Grupo Recreativo e Desportivo Textáfrica do Chimoio que apesar da vitória por uma bola a zero na recepção ao Ferroviário de Maputo, os Fabris do Planalto do Chimoio não superaram a performance global do Brera Tchumene que recebeu e derrotou o Ferroviário de Nampula por 4-1.

 

Por Redacção LanceMZ

 

Tanto a formação do Chimoio quanto a turma de Tchumene  terminaram com 18 pontos, nas valeu à turma da província de Maputo o facto de ter tido o  melhor saldo de golos  marcados e sofridos quando comparado a equipa de Manica.

 

O Brera Tchumene, assegurou a manutenção devido ao critério de saldo de golos, tendo marcado 22 e sofrido 29 (sete golos negativos) enquanto o Textáfrica registou 20 golos marcados e sofreu 41, resultando em um saldo negativo de 21.

 

VITÓRIA DOS FABRIS NO CHIMOIO

 

Na partida diante o Ferroviário de Maputo que já havia assegurado a quarta posição, pelo que os “locomotivas” da capital do país não estavam pressionados e alinharam com jogadores menos utilizados, já a pensarem na Taça de Moçambique e na próxima temporada após uma época em que iniciaram na cauda da tabela classificativa.

 

Os donos da casa entraram pressionados, sabido que eram obrigados a vencer e aguardar pelas contas finais, daí que o golo de Paulo deu ao Textáfrica do Chimoio a vantagem de que necessitavam para acalentarem esperanças pela manutenção.

 

Porém, esse tento acabou por ser insuficiente para inverter a sentença que há muito estava traçada e que ditava o regresso do Textáfrica do Chimoio ao Campeonato Provincial de Manica para no próximo ano tentar um novo regresso ao Moçambola em 2026.

 

Refira-se que a despromoção do Textáfrica do Chimoio foi o corolário de uma época em que desde a primeira jornada a formação de Manica vivenciou uma crise financeira que obrigou a direcção a ter três treinadores, nomeadamente os moçambicanos Abdul Omar e João Chissano, e o português Alex Cepeda.

 

GOLEADA SALVA BRERA TCHUMENE

 

Em Tchumene, o Brera recebeu a formação do Ferroviário de Nampula em partida decisiva para a manuntenção no Moçambola, nesta que é a primeira experiência do clube da província de Maputo, no principal Campeonato Nacional de Futebol de Moçambique.

 

A equipa que há duas semanas dispensou os serviços de Dário Monteiro como treinador principal, entrou a todo gás a busca da vitória e aos cinco minutos Adinane Inaugurou o activo. Dois minutos depois, Henriques alargou a vantagem para dois zero para a equipa da casa. Ainda na primeira parte Turas reduziu para a equipa do Ferroviario de Nampula.

 

Na segunda parte, a turma italo-moçambicana aumentou a sua vantagem outra vez por Adinane aos 67 minutos e o capitão Júlio Carrelo encerrou a contagem quando estávam jogados 78 minutos, carimbando uma vitória gorda nunca antes alcançada pela formação de Tchumene neste Moçambola. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .