desporto mocambicano

Tanucha e Tamara desfalcam Moçambique na ida a Bulawayo

  • 938

As "torres gémeas”, ou seja, as postes Leia “Tanucha” Dongue e Tamara Seda, que jogam na europa, vão desfalcar a selecção nacional de basquetebol sénior feminina que de 20 a 28 de Fevereiro de 2022 vai disputar a eliminatória de acesso ao AfroBasket 2023, etapa de apuramento que terá lugar na cidade de Bulawayo, no Zimbabwe.

 

Por Alfredo Júnior

 

O facto foi confirmado pelo Seleccionador Nacional Carlos Aik que contava com a prestação das duas jogadoras mais cotadas ao nível internacional da actualidade da bola-ao-cesto moçambicana. “É uma baixa de vulto para aquilo que eram as nossas perspectivas, mas vamos procurar colmatar essas ausências com as jogadoras que temos e que estão a trabalhar desde o dia 12 de Janeiro”, disse o Aik num breve contacto com o LanceMZ.

 

A ausência de Leia “Tanucha” Dongue e Tamara Seda estão relacionadas com os compromissos que as jogadoras têm com os respectivos clubes, respectivamente o Landerneau B. Basket (França) da França e Hozono Global Jairis (Espanha).

 

Tanto Tanucha como Tamara fazem parte do cinco inicial de cada uma das equipas e estão nas contas dos respectivos treinadores traçadas para a presente temporada, com jogos determinantes para os objectivos traçados para a época 2022/2023.

 

Outra baixa de vulto na posição 5 é a da poste do Costa do Sol, Vilma Covane, que foi recentemente mãe, sendo que a sua deslocação para o estrangeiro complica-se nesta altura em que o seu bebé está com menos de seis meses de vida, ou seja, ainda muito dependente da mãe.

 

PREPARAÇÃO ENTRA NA ETAPA DECISIVA

 

Entretanto, a preparação da selecção nacional sénior feminina entra esta semana na sua derradeira fase, antes da partida para a cidade de Bulawayo que deverá acontecer com três a dois dias de antecedência do início da competição.

 

A equipa técnica nacional que trabalha desde o dia 12 de Janeiro vai limar as arestas para que o combinado nacional esteja ao mais alto nível na competição que vai enfrentar as selecções de Angola, Zimbabwe (anfitriã), África do Sul, Zâmbia e Malawi que confirmaram a sua presença na competição.

 

Neste domingo, a turma de Carlos Aik cumpriu apenas uma sessão de treino, concretamente no ginásio, devendo esta segunda-feira, 13 de Fevereiro, retomar as sessões bidiárias que vão estar focadas nos aspectos técnico-tácticos, para afinar as questões ofensivas e defensivas.

 

Para tal, estão previstas a realização de jogos de controlo frente a equipas juniores masculinas da capital do país, aliás tal como aconteceu na última semana de trabalho.

 

Espera-se que entre terça e quarta-feira seja divulgada a lista das jogadoras que seguem viagem a Bulawayo para representar o país nesta etapa com o objectivo de chegar ao primeiro lugar que permite a qualificação para o AfroBasket 2023 que vai ter lugar em Ruanda, entre os meses de Julho e Agosto. (LANCEMZ)

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .