A bas "/>  

A bas "/>

desporto mocambicano

Tanucha Dongue presta tributo ao Desportivo Maputo oferecendo diverso material ao basquetebol “alvi-negro”  

  • 911

 

A basquetebolista Internacional Leia “Tanucha” Dongue efectuou ao princípio da noite desta quarta-feira, 7 de Junho, a oferta de diverso material desportivo ao seu clube de coração, o Grupo Desportivo Maputo, no qual deu os seus primeiros passos na bola-ao-cesto através do treinador Carlos Namutapia.

 

Por Alfredo Júnior

 

O gesto surge em retribuição ao contributo que o clube “alvi-negro” deu para o crescimento e sucesso da carreira de Tanucha Dongue que representou o basquetebol do clube da baixa entre os anos de 2004 e 2011, tendo contribuído para a conquista de dois títulos africanos de clubes, sob comando técnico de Nasir Salé um dos mentores da atleta e que esteve presente neste acto.

 

Ao todo Tanucha Dongue ofereceu ao basquetebol feminino do Desportivo Maputo um total de 25 bolas número 6 da marca Molten, seis pares de coletes, 240 cones para apoiar a formação de atletas e dez pranchas “Board Coach” para os treinadores.

 

“Fiz toda minha carreira desde a formação até a fase adulta no Desportivo Maputo e este gesto de oferecer material desportivo especificamente a área feminina do basquetebol é gesto de gratidão para com esta casa que me formou, não sou desportivamente e ajudou-me a tornar-me a mulher que sou hoje”, disse Tanucha no acto da oferta deste material.

 

GESTO INSPIRADOR PARA NOVAS PROMESSAS

 

A Internacional moçambicana espera com este apoio contribuir para a formação de mais jogadoras nos “alvi-negros”, bem como um incentivo para resgatar os tempos áureos que a bola-ao-cesto já teve naquele clube que por várias vezes conquistou títulos nacionais e internacionais.

 

“Conforme todos nós sabemos o clube atravessa uma crise e conversei com algumas pessoas ligadas ao clube como o mister Namutapia que está de volta ao Desportivo, espero que possa contribuir para o melhor do clube que é a minha casa e enquanto puder continuarei a apoiar a colectividade”, disse a Internacional moçambicana. 

 

Quem ficou naturalmente satisfeito com este gesto foram as jogadoras da equipa sénior feminina do Desportivo Maputo e Lara Keila, uma das atletas, disse esperar que o gesto de Tanucha Dongue contribua para a melhor preparação da equipa, dado que as condições materiais melhoraram de sobremaneira com esta oferta.

 

“Para nós este é um gesto de louvar, uma vez que o clube estava a precisar de ninja equipamentos e material desportivo, prometemos cuidar bem das bolas, coletes e dos cones e estação vai ajudar a inspirarmo-nos nela tendo em conta que a Tanucha Dongue é uma estrela mundial e prometemos seguir o percurso dela para sermos bem-sucedidas”, disse Lara Keila.

 

DESPORTIVO É UMA NAÇÃO

 

A Direcção do Grupo Desportivo Maputo enquadrou este gesto no âmbito das celebrações dos 102 anos desde a fundação da colectividade e Paulo Ratilal, presidente do clube, enalteceu a oferta, incentivo idêntico ao que já foi dado por outros atletas como Dominguez, Zainadine Júnior, entre outros.

 

“Este acto é muito importante para nós por isso viemos aqui privilegia-lo, é muito importante para nós que jogadores que saíram desta casa regressem para mais do que oferecerem matérias e equipamentos desportivos, servirem de inspiração para outros que cá estão, num gesto de lembrar as duas origens da sua casa, é por isso que o Desportivo é uma nação, uma família”, disse Ratilal.

 

De recordar que Leia Dongue joga na Primeira Liga Feminina de Basquetebol da França, tendo na última temporada representado o Ladernau Basket, depois de tido passagens pela Espanha, tendo em 2019 sido campeã ao serviço do Spart Citylift Girona. Tem ainda passagens pelo 1º de Agosto de Angola e pela Hungria. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .