As selecções de Moçambique e da & "/> As selecções de Moçambique e da & "/>
desporto mocambicano

Taça COSAFA: Moçambique, África do Sul, Zâmbia e Angola jogam acesso ao CAN Sub20

  • 277

As selecções de Moçambique e da África do Sul, irão disputar a primeira meia-final da 28ª edição do Campeonato Masculino da  Taça COSAFA, agendada para  esta sexta-feira,  dia 14 de Outubro, no Somhlolo Stadium  (12.00horas), em Manzini, Eswatini. O segundo desafio será o frente-a-frente, entre as selecções da Zâmbia e Angola, esta última apurada na qualidade de segunda melhor classificada de todos.  O embate terá lugar no campo acima citado às 15.30 horas.

Por Redacção LanceMZ

Segundo reza o formato da competição, as equipas estavam dispostas em três grupos (ABC), em que transitam para as meias-finais, apenas os primeiros melhores classificados de cada e o segundo melhor de todos.

É nesta prova onde serão apurados os representantes da zona que irão disputar o Campeonato Africano das Nações (CAN), que terá lugar no Egipto em 2023.

A importância deste campeonato foi reforçada pela Confederação Africana de Futebol (CAF), que tomou a decisão de alterar o anterior figurino de qualificação. O Torneio Regional da COSAFA deste ano será  crucial para garantir o apuramento dos dois representantes da zona (os finalistas) que irão representar a Região Austral neste grande evento.

 

MOÇAMBIQUE FAZ O PLENO NA FASE DE GRUPOS

 

Moçambique, campeão em título, teve que esperar até o desfecho desta jornada para conhecer o seu adversário nas “meias”, mas nada impediu que os treinados de Dário Monteiro derrotassem o Lesotho (2-1), fazendo o pleno.

Os moçambicanos terminaram a fase regular destacados no Grupo B com 9 pontos, seguindo na segunda posição, Angola (6 pontos), Lesotho (3), e por fim, às Seychelles sem nenhum ponto. Aliás, foi à custa dos insulares, que os angolanos amealharam os três pontos, após uma pesada derrota (8-1). Um empate ou vitória garante o apuramento de Moçambique na fase seguinte.

 

ZÂMBIA FAZ O PLENO NO GRUPO A

 

Por conseguinte, a Zâmbia foi a primeira a assegurar a sua vaga nas meias-finais, depois de ter vencido os três jogos no Grupo A, somando nove pontos na primeira posição. Eswatini e Botswana, assumiram a segunda e terceira posição com seis e três pontos, respectivamente.

Depois da entrada em falso na primeira jornada frente ao Malawi (2-0), os oito vezes campeões, África do Sul recuperaram o folgo e recuperaram fôlego, conseguindo no final avançar para as “meias” como primeiros classificados no Grupo C com seis pontos. Para tal, venceram quinta-feira, às Comores, então líder da série, por 4-0.

Embora Malawi tenha vencido Namíbia (5-2) e terminado também a fase de grupos  com seis pontos, os mesmos que as Comores, os sul-africanos beneficiaram-se do facto de terem marcado maior número de golos em comparação com os seus concorrentes directos. Quem também se beneficiou deste critério foi Angola, que cilindrou a frágil Seychelles por expressivos 8-1. Os angolanos tiveram um saldo positivo de 13 golos marcados «, superando deste modo Malawi (7) e Eswatini (9). (LANCEMZ)

 

JOGOS DE SEXTA-FEIRA


Meias-finais
12h00 –
 Moçambique vs África do Sul – Somhlolo Stadium

15h30 – Zâmbia vs Angola – Somhlolo Stadium

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .