A cidade de Maputo prepara-se para acolher o Torneio COSAFA Sub-20 de 26 de Setembro a 5 de Outubro, com a participação de 12 países concorrentes a procurarem um lugar na Taça das Nações Africanas Sub-20 da Confederação Africana de Futebol no próximo ano.
Por Redacção LanceMZ
Moçambique, que venceu a competição em 2020, será o anfitrião do campeonato regional no qual os dois primeiros classificados da região COSAFA qualificam-se para as finais continentais.
O sorteio das finais regionais terá lugar em Maputo, na quinta-feira, 5 de Setembro, às 11 Horas, onde as 12 selecções conhecerão o seu destino.
Paralelamente, serão realizados os sorteios do Campeonato Sub-17 Masculino da COSAFA e do Campeonato Sub-17 Feminino da COSAFA, que também serão realizados em Maputo, de 5 a 15 de Dezembro.
As equipes no sorteio Sub-20 serão divididas em três grupos, cada um contendo quatro selecções, com o melhor colocado de cada grupo e o segundo colocado melhor classificado avançando para as semifinais. Os vencedores das semifinais não só terão a chance pelo título, mas também garantirão a sua vaga no evento continental.
Angola, Botswana, Comores, Eswatini, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Zâmbia e Zimbabwe estarão no sorteio, desta vez apenas as Maurícias e as Seicheles não competirão.
Os jogos da fase de grupos acontecerão de 26 de Setembro a 1 de Outubro, com as semifinais sendo disputadas dois dias depois. A final será no dia 5 de outubro, sem disputa de terceiro lugar.
A campeã Zâmbia é a recordista ao vencer a prova em 12 vezes em finais regionais, com a África do Sul a conquistar oito vitórias, embora nenhuma desde 2018. O Zimbabué foi campeão seis vezes, e Madagáscar e Moçambique uma vez cada. (LANCEMZ)