desporto mocambicano

Somália pronta para enfrentar Moçambique e aposta tudo para vencer

  • 612

A Selecção Nacional da Somália diz estar pronta para enfrentar a sua congénere de Moçambique e quer surpreender os Mambas chegando à vitória. Esta confiança foi transmitida pelo seleccionador Rachid Lousteque e pelo capitão Abdulsamed Abdulahi na antevisão do jogo que terá lugar esta sexta-feira, no Estádio  Nacional do Zimpeto. 

Por Alfredo Júnior 

Há sensivelmente 10 dias que a selecção da Somália se encontra na capital moçambicana, onde as Estrelas do Oceano observaram um estágio em preparação aos jogos frente a Moçambique e Botswana, sendo que esta segunda partida  terá lugar também na capital moçambicana.

A presença dos somalis contou com a colaboração da Federação Moçambicana de Futebol que facilitou as condições para a realização dos treinos, daí o agradecimento do Seleccionador Rachid Lousteque a instituição dirigida por Feizal Sidat. Quanto ao jogo frente aos Mambas, Lousteque  revelou que a sua equipa técnica analisou ao pormenor o seu adversário, tendo como base os últimos confrontos dos Mambas para o CAN-2023 e na fase de qualificação ao Mundial 2026.

“Escolhemos o nosso plano de jogo depois de analisar com a nossa equipa técnica todos jogos de Moçambique, a começar pela qualificação ao Mundial diante da Argélia, também diante do Botswana. Também analisamos os jogos que Moçambique fez no CAN-2023 frente a Gana, Egipto e Cabo Verde, sendo que analisamos o jogo de qualificação para o CAN frente ao Benin. Após nove sessões de treino elaboramos o nosso plano que especialmente assenta em tentar explorar as fragilidades da selecção de Moçambique que é um combinado que respeitamos, assim como aos seus jogadores, mas também dizer que os nossos jogadores estão prontos para este jogo e fazer a sua melhor perfomance”, disse Rachid Lousteque. 

À BUSCA DA PRIMEIRA VITÓRIA

A Somália soma duas derrotas na fase de qualificação ao Mundial 2026, concretamente perderam por 3-1 no confronto com a Argélia e por uma bola a zero frente a Uganda. Em Março último as Estrelas do Oceano realizaram dois jogos frente a eSwatine e saíram derrotados no primeiro por 3-0 e empataram o segundo a duas bolas, na pré-qualificação ao CAN. Estes resultados não desencorajam o seleccionador somali.

“Como seleccionador da Somália é coordenador da toda equipa e colocar os nossos jogadores prontos para fazer este jogo, estão motivados para lutar e ganhar este jogo, e marcar um momento histórico no nosso futebol, sabemos que a selecção nacional de Moçambique tem jogadores profissionais, mas nós também temos jogadores profissionais, pelo que será 11 contra 11 e os jogadores estão prontos para este jogo”, frisou o treinador da Somália. 

Para os dois jogos que vão realizar em Maputo, a Somália vai contar com jogadores que recentemente viram a sua integração nas “Estrelas do Oceano” concretizar-se, tais os casos de Mohamed Sheik, defesa que tem ligações ao Ohio Dominican da segunda Divisão do NCAA dos Estados Unidos da América,  Saeed Aleeley, guarda-redes que evolui no Mombaça Stars do Quénia, Handwalla Bwana, atacante que também joga nos EUA tal como Mohamed Omar, que é jogador do San António FC do USL Championship, Abdullahi Osman, que milita no Perth SC da liga NPL da Austrália país de onde também vem Zakaria Abdullahi, extremo do Cuberland United da Liga 1.

CAPITÃO SOMALI CONFIANTE NA VITÓRIA

O capitão Abdulsamed Abdulahi reafirmou que a equipa está pronta para lutar pelos três pontos frente a Moçambique. 

“O jogo vai colocar duas equipas frente-a-frente e nós preparamo-nos para vencer o jogo, queremos defender o nosso país e vamos tentar vencer, entramos com essa mentalidade em todos jogos”, disse Abdulsamed Abdulahi. 

A Somália ocupa actualmente a posição 198 no Ranking da FIFA, ou seja 89 logares abaixo da selecção moçambicana que segue na posição, porém este facto não diminui as Estrelas do Oceano que respeitam os Mambas, mas nem por isso pretendem estender o tapete no jogo desta sexta-feira. 

“Vejo a equipa de Moçambique como uma equipa com qualidade e que tem a sua posição em África, nós queremos mostrar que também temos qualidade e queremos mostrar que viemos para aqui para vencer, essa é a nossa visão do jogo de amanhã”, afirmou o capitão Somália. 

Refira-se que as “Estrelas do Oceano” realizaram os seus treinos no Campo da Académica, campo do Mahafil e num dos campos do Complexo Desportivo da Black Bulls, Lalgy Arena. O caricato é que a federação somali teve que pedir emprestado bolas a sua congénere de Moçambique para a realização dos seus treinos. (LANCEMZ)

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .