desporto mocambicano

Só aos penalties é que a África do Sul eliminou Moçambique na Taça COSAFA

  • 81

A selecção de Moçambique não conseguiu chegar à sua primeira final na Taça COSAFA em futebol feminino, ao ser eliminada pela anfitriã África do Sul nas meias-finais no desempate através da marca de grande penalidade, depois de um empate a uma bola no período regulamentar. Assim, as Xiluvas (nome de guerra da selecção feminina) vão uma vez mais disputar a medalha de bronze, desta feita diante da congénere do Malawi, detentora do título que foi afastada da final pela Zâmbia.

 

Por Redacção LanceMZ

 

No jogo das meias-finais, as moçambicanas foram as primeiras a marcar através de Célia Miguel (aos 34 minutos), mas a África do Sul empatou com Tshogofatso Motlogelwa (45’+4′) através da transformação de uma grande penalidade, levando a partida ao intervalo com a igualdade a prevalecer.

 

Na segunda parte o jogo seguiu equilibrado, com oportunidades a rondar as duas balizas. As moçambicanas, sólidas e coesas, conseguiram evitar o golo das anfitriãs e levaram o jogo para os pênaltis.

 

No desempate através da marca de grande penalidade, as sul africanas foram mais certeiras ao marcarem por quatro ocasiões, enquanto que as moçambicanas apenas anotaram um penalty, fixando o resultado em 4-1.

 

Na outra meia-final, entre a Zâmbia e o Malawi, após uma primeira parte sem golos e um jogo equilibrado, a equipa treinada por Florence Nkatya, da Zâmbia, foi perspicaz e eficaz, exercendo forte pressão no último terço da defesa malawiana. Ochumba Lubanji marcou o primeiro golo aos 46 minutos. As ‘Cooper Queens’ ampliaram a vantagem aos 68 minutos, com Fridah Mukoma, jogadora do Zesco Girls (Zâmbia), capitalizando um erro defensivo do Malawi.

Incapaz de conter o ímpeto ofensivo da Zâmbia, o Malawi resignou-se, cedendo o título e a coroa de campeão. A revanche estava consumada!

 

Na galeria de troféus, a África do Sul venceu sete dos 11 torneios anteriores, com o Zimbabwe (2011), a Tanzânia, a Zâmbia e o Malawi a erguerem o troféu. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .