A Liga Moçambicana de Basquetebol em Seniores femin "/> A Liga Moçambicana de Basquetebol em Seniores femin "/>
desporto mocambicano

Silvia Veloso é a MVP e Anabela Cossa a melhor triplista da Liga

  • 209

A Liga Moçambicana de Basquetebol em Seniores femininos, também designada por Liga Sasol 2024, terminou em beleza com a coroação das estrelas da competição. E nesse capítulo, o Ferroviário de Maputo para além de ter arrebatado o título nacional, viu duas das suas jogadoras a serem distinguidas com os prémios individuais: Silvia Veloso eleita pela critica com a MVP – a jogadora Mais Valiosa e Anabela Cossa Arrebatou o prémio de melhor triplista.

 

Por Redacção LanceMZ

 

Volvidos que foram 56 jogos referentes a 14 jornadas da Liga Feminina que esta época foi disputada no sistema de todos contra todos em duas voltas envolvendo oito equipas, as jogadoras que se destacaram na competição foram agraciadas pela organização da prova.

 

É nesse contexto que Silvia “Nanana” Veloso, a base do Ferroviário de Maputo, foi eleita a Jogadora Mais Valiosa, numa escolha feita pelos jornalistas e comentadores que cobriram a prova que consideraram que a atleta que teve passagem pelo basquetebol colegial e universitários dos Estados Unidos da América foi determinante para a conquista do título de bicampeãs pelas “locomotivas”.  Nanana apesar da sua pequenez em termos de estrutura física foi gigante ao longo da prova, marcando pontos incluindo através de lançamentos triplo, roubando bolas destacando-se como a ‘stealer’ da competição e até ganhando ressaltos no meios de atletas mais altas que ela, demonstrando a sua influência positiva no jogo ofensivo e defensivo da equipa de Nasie Salé.

 

Quem também esteve em grande na equipa do Ferroviário de Maputo foi a experiente extremo-base Anabela Cossa que foi consagrada a melhor triplista da competição, com um total de 42 acertos da linha dos 6.75 metros, revalidando um título que havia ganho na Liga Sasol 2023 e em outras ocasiões do Campeonato Nacional em seniores femininos.

 

Quem demonstrou conhecer os cantos da catedral do basquetebol moçambicano é a extremo Ineida Chelene que conquistou o prémio de melhor marcadora da competição, tendo marcado 212 pontos, dos quais 38 pontos num só jogo. Da cidade da Beira veio uma vez mais a melhor ressaltadora da competição, concretamente a extremo-poste Cleide Helle que conquistou 146 ressaltos, contribuindo para que a sua equipa terminasse na quinta posição da prova.

 

LAZIO EM TERCEIRO E FERROVIÁRIO DA BEIRA ASSEGURA QUARTO LUGAR

 

A Associação Lazio Maputo tem praticamente assegurada a terceira posição da Liga Sasol 2024 depois de ter derrotado o Clube Desportivo da A Politécnica por 52-37, em jogo da 14ª jornada da competição, numa partida em que as politécnicas estiveram muito aquém das expectativas, ao marcarem apenas 3 pontos no primeiro quarto contra 15 das adversárias, sendo que ao intervalo a partida registrava o resultado de 28-9.

 

 

O Ferroviário da Beira foi a grande surpresa da Liga Sasol 2024 ao conseguir terminar na quarta posição da competição, superando a A Politécnica que assegurou o quinto lugar que dá direito a evitar a fase regional de qualificação a Liga Feminina do próximo ano.

 

Na derradeira jornada as “locomotivas” do Chiveve levaram de vencida a formação do Maxaquene por 42-51, com o resultado 24-30, numa tarde em que Cleide Helle fez um duplo-duplo ao ganhar 20 ressaltos e marcar 11 pontos, ajudando a sua equipa terminar na quarta posição com 22 pontos, enquanto as “tricolores” terminaram na sétima posição com 16 pontos.

 

O Ferroviário de Nacala que registou a sua primeira presença na Liga Feminina terminou a prova na sexta posição e na última jornada da competição derrotou a formação do Clube Municipal da Beira por 65-59, com as raparigas do Chiveve a não conseguir evitar o último lugar da tabela classificativa com 15 pontos. (LANCEMZ)

 

“Quero inspirar outras meninas” – Silvia Veloso, Jogadora MVP

 

Este prémio serve de uma grande motivação para continuar a trabalhar e também quero continuar a inspirar algumas meninas. Eu venho de uma província pequena, então é gratificante isso que tem acontecido comigo, quero trazer para elas uma imagem boa de acreditar nos seus sonhos. É trabalho, trabalho árduo todos os dias. Desde já quero agradecer ao meu grupo de trabalho, porque sem eles nada disso iria acontecer, a minha família, mesmo distante, está sempre comigo e a Deus, pela saúde, pela energia. Daqui para frente é só continuar a trabalhar ainda mais. 

 

“Prémio fruto do trabalho” – Anabela Cossa, melhor triplista

 

 

“Quanto ao jogo, nós entramos um pouco ansiosas e um pouco retraídas. Mas no decorrer do jogo fomos buscar para ver se saímos vitoriosas, mas infelizmente perdemos. Mas mesmo assim somos campeãs porque não perdemos por 13 pontos. Agora quanto à nomeação individual, é de mérito, fruto de muito trabalho e de união da equipa. A equipa evoluiu bastante durante os jogos. Temos 14 jogos nas pernas, isso é bom, porque estamos nas vésperas da eliminatória da taça de campeões dos campeões. Então vamos continuar a trabalhar com foco na qualificação para o Senegal para a fase final”.

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .