O Ferroviário de Maputo em seniores femininos sagrou-se vencedor da Supertaça Jogabets, ao derrotar o Costa do Sol por 67 "/> O Ferroviário de Maputo em seniores femininos sagrou-se vencedor da Supertaça Jogabets, ao derrotar o Costa do Sol por 67 "/>
desporto mocambicano

Silvia Veloso conduziu a locomotivas à conquista da Supertaça Jogabets

  • 170

O Ferroviário de Maputo em seniores femininos sagrou-se vencedor da Supertaça Jogabets, ao derrotar o Costa do Sol por 67-56, no jogo que marcou a abertura da época de basquetebol, ao nível da cidade de Maputo. Com um duplo-duplo, ou seja 10 pontos e igual número de assistências juntando ainda 5 ressaltos, Sílvia Veloso foi a maquinista que conduziu as “locomotivas” da capital do país ao título e no final a internacional moçambicana foi eleita a MVP - Jogadora Mais Valiosa do encontro.

 

Por Alfredo Júnior 

 

Na partida que marcou a abertura da época 2024, o Ferroviário de Maputo iniciou o jogo com Carla Covane no seu cinco inicial, pois a poste internacional trocou Costa do Sol pelo clube no qual deu os seus primeiros passos na bola-ao-cesto, enquanto que as “canarinhas” colocaram em campo a base Cleide Machava recém contratada a A Politécnica. E o primeiro quarto foi marcado pelo equilíbrio, com o Costa do Sol a sair em vantagem de dois pontos, 13-15 era o resultado. 

 

O segundo quarto foi de viragem na liderança da marcha do marcador com Stefânia Chiziane (que terminou os primeiros 20 minutos com 10 pontos) a ser a maquinista que conduziu a “locomotiva” para uma vantagem de cinco pontos, visto que  37-32 era o resultado ao intervalo.

 

No reatar da partida o Costa do Sol ainda procurou acompanhar o ritmo do adversário, com Dionilde Cuamba a ser certeira no lançamento exterior e a ganhar ressaltos na sua tabela, mas o bom jogo interior de Odélia Mafanela (terminou a partida com um duplo-duplo ao anotar 10 pontos e capturar 11 ressaltos) permitiram a turma de Nasir Salé esticar a vantagem para 14 pontos, ao cabo de 36 minutos de jogo, com marcador a assinalar 56-42.

 

SILVIA NA CONDUÇÃO DA LOCOMOTIVA 

 

No último quarto Nilza Chiziane (10 pontos e 5 ressaltos em 40 minutos em campo) procurou manter a possibilidade de aproximação no resultado, mas Silvia Veloso (que registou um duplo-duplo com 10 pontos e igual número de assistências e ainda 5 ressalto) conduziu a “locomotiva” para uma vitória inquestionável por 11 pontos de diferença, visto que 67-56 foi o resultado final com o título na Supertaça Jogabets a ser conquistado pelo Ferroviário de Maputo.

 

No capítulo individual, para além da eleição de Silvia Veloso como a MVP - Jogadora Mais Valiosa da Supertaça Jogabets, realce para Stefânia Chiziane que contribuiu para a vitória com 16 pontos e 4 ressaltos, enquanto que do outro lado Dionilde Cuamba foi a cestinha do jogo com 17 pontos e 7 ressaltos.

 

Refira-se que o Ferroviário de Maputo e o Costa do Sol voltam a estar frente-a-frente no próximo fim-de-semana para a primeira jornada do Torneio de Abertura segundo ditou o sorteio realizado há dias. (LANCEMZ) 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .