A pouco mais de 48 horas para o confronto decisivo da selecção nacional de futebol contra o Ma "/> A pouco mais de 48 horas para o confronto decisivo da selecção nacional de futebol contra o Ma "/>
desporto mocambicano

Sidat, Conde e Dominguez apelam ao patriotismo para a realização do jogo contra o Mali

  • 477

A pouco mais de 48 horas para o confronto decisivo da selecção nacional de futebol contra o Mali, que pode culminar com a qualificação dos Mambas para o CAN Marrocos 2025 em caso de vitória, a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) convocou uma conferência de imprensa para apelar ao bom senso do povo moçambicano, visando garantir a realização do encontro agendado para esta sexta-feira, 15 de novembro, no Estádio Nacional do Zimpeto.

Por Redacção LanceMZ  

Diante das manifestações pós-eleitorais que ocorrem em todo o território nacional, especialmente na cidade de Maputo, a Confederação Africana de Futebol (CAF) questionou as condições de segurança para a realização da partida, entretanto, o presidente da FMF, Feizal Sidat, garantiu que todas as condições de segurança estão asseguradas para o encontro.

 

“Na sexta-feira, reunimos com o Governo, com a Secretaria de Estado do Desporto, com o Ministério do Interior e fizemos uma carta de conforto e garantias da parte do Governo. Portanto, temos garantias das entidades governamentais de que teremos segurança. Naturalmente, sempre fomos moçambicanos, sempre fomos patriotas, e, neste momento de união e de um jogo bastante crucial, acredito que teremos tranquilidade para realizar o jogo durante esta semana”, afirmou Feizal Sidat.

 

Apesar das garantias já dadas à CAF, as novas manifestações convocadas para os dias 13, 14 e 15 de Novembro colocam novamente em questão a segurança para o evento. Sidat apelou à tolerância e ao patriotismo do povo moçambicano, alertando para as possíveis sanções pesadas em caso de não realização do jogo.

 

“Gostaríamos de apelar à responsabilidade, à tolerância e ao patriotismo de todos os moçambicanos, pois, caso este apelo não seja atendido, o nosso país poderá ser sancionado pela CAF com uma derrota e uma multa pesada, já que estamos dentro da data FIFA e não é mais possível informar à Confederação que o jogo deve ser realizado fora do nosso país. Estamos, portanto, sujeitos a comprometer a qualificação da nossa seleção”, disse Sidat.

 

Por outro lado, o selecionador nacional, Chiquinho Conde, reforçou o apelo aos amantes do futebol para que apoiem a selecção nacional, que enfrenta um momento crucial na luta pela qualificação à principal competição de seleções africanas.

 

“O futebol é o objecto do povo e, sem dúvida, o público é o nosso décimo segundo jogador, sempre foi. Foi com o apoio do público que conseguimos alcançar conquistas importantes no futebol moçambicano. Este é um jogo que pode definir a nossa presença, estamos em uma posição confortável e queremos nos preparar com extrema tranquilidade para manter o foco na essência do futebol, que pertence ao povo. Por isso, apelo à serenidade e para que, no dia 15, às 18 horas, tenhamos uma ‘onda vermelha’ e o público presente no estádio, para que possamos comemorar a nossa participação em uma competição importante. Com o apoio e dedicação de todos, podemos conquistar essa vitória”, disse o selecionador nacional.

 

O capitão da selecção, Elias Pelembe, também reforçou o apelo aos adeptos dos “Mambas”.

 

“Pedir ao público que compareça ao estádio em massa para nos apoiar. Temos um jogo muito importante que pode selar a nossa qualificação”, completou Pelembe.

 

Moçambique lidera o Grupo I de qualificação para o CAN 2025 com 8 pontos, os mesmos que o Mali.

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .