A fase de grupos do Campeonato Africano das Nações CAN-2023, que decorre na Costa do Marfim, terminou na noite de quarta-feira, 24 de Janeiro, criando alguns confrontos da fase a eliminar altamente aguardados. A fase de grupos produziu de tudo o que se esperava da coragem; choques entre estrelas, golos, recordes, história e fãs apaixonados aparecendo nos locais dos jogos.
Na partida marcante dos oitavos-de-final, destaca-se o embate entre o atual campeão Senegal que enfrentará a anfitriã do torneio, a Costa do Marfim. Os Elefantes sofreram uma surpreendente goleada por 4 a 0 frente a Guiné Equatorial no último jogo do grupo, mas ainda assim avançaram. Eles agora enfrentam a difícil tarefa de superar uma equipa senegalesa em boa forma, mas que ainda não perdeu pontos.
Mais dois pesos pesados africanos colidirão quando a Nigéria enfrentar os Camarões. Ambas as selecções tiveram fases de grupos desiguais, mas continuam sendo potências continentais. Noutra partida, Marrocos que liderou o seu grupo sem sofrer golos, tentará continuar a boa forma frente à África do Sul.
Depois de vencer surpreendentemente o Grupo A invicto, a Guiné Equatorial tentará causar mais uma vitória surpreendente contra a Guiné. Tendo alcançado a fase das eliminatórias pela primeira vez, a Namíbia enfrenta um duro desafio frente a Angola, com duas presença nos quartos-de-final.
Apesar de uma fase de grupos nada assombrosa, o pedigree do Egipto como a nação mais bem sucedida do CAN torna-os adversários perigosos para a República Democrática do Congo. Outros confrontos aliciantes mostram o Mali a enfrentar o Burkina Faso enquanto Cabo Verde luta contra a Mauritânia.
NIGÉRIA X CAMARÕES
Apesar de um início instável, os dois gigantes conseguiram a classificação para os oitavas-de-final após a última jornada. A Nigéria espera encerrar uma década sem o troféu no CAN.
Rigobert Song está sob pressão para proporcionar aos camaroneses um melhor desempenho na fase a eliminar, depois de dificuldades na fase de grupos, onde venceram apenas um jogo.
Obviamente, uma das potências será eliminada nas oitavas-de-final. O jogo será no sábado, 27 de Janeiro, no Estádio Félix Houphouet Boigny, em Abidjan.
CABO VERDE X MAURITÂNIA
Depois de uma campanha chocante na fase de grupos, que viu Cabo Verde permanecer invicto e liderar um grupo envolvendo dois anteriores campeões do CAN, Egipto e Gana, os Tubarões Azuis terão de enfrentar a Mauritânia nos oitavos-de-final, uma selecção que superou as expectativas ao chegar tão longe.
No entanto, eles podem escrever mais história ao enfrentar Cabo Verde. O jogo será na segunda-feira, 29 de Janeiro, no Estádio Félix Houphouet Boigny.
GUINÉ EQUATORIAL X GUINÉ
A Guiné Equatorial conseguiu liderar de forma surpreendente um grupo que envolveu os anfitriões Costa do Marfim e a favorita Nigéria. Enfrentam uma equipa guineense que não tem sido consistente com os resultados do CAN deste ano.
O “Syli Nationals” terão no artilheiro da competição, Emilio Nsue, para enfrentar nesta partida. O jogo será no Estádio Alassane Ouattara no domingo, 28 de janeiro.
ANGOLA X NAMÍBIA
A Namíbia fez história ao qualificar para a fase a eliminar do CAN pela primeira vez em sua história desde a sua estreia em 1998. Enfrenta Angola que liderou um grupo envolvendo Burkina Faso, Argélia e Mauritânia com 7 pontos.
Angola vai querer mais com base no seu registo na história da competição; duas eliminado nos quartos-de-final. O jogo está programado para acontecer no Stade de la Paix, em Bouaké, no dia 27 de Janeiro.
MALI X BURKINA FASO
Burkina Faso encerrou os jogos da fase de grupos de forma decepcionante depois de perder por 2-0 com Angola. O Mali esteve invicto em todos os jogos da fase de grupos e terá a vantagem de jogar no Estádio Amadou Gon Coulibaly, em Korhogo. O local em que jogaram a maioria dos jogos do grupo. O jogo será no dia 29 de janeiro, no Estádio Amadou Gon Coulibaly.
EGITO X REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO
O Egito se qualificou depois de empatar todos os jogos da fase de grupos, obviamente não foi uma boa fase de grupos para os Faraós. Sendo o país de maior sucesso na história da competição, a sua presença na fase a eliminar é uma ameaça para qualquer equipa que enfrente e a República Democrática do Congo não é excepção. O jogo será disputado no dia 28 de Janeiro, no Estádio Laurent Pokou.
SENEGAL VS COSTA DO MARFIM
Após a decepcionante derrota por 4-0 na última jornada, a anfitriã Costa do Marfim só se apurou depois de a Zâmbia ter perdido com Marrocos no último jogo do grupo F. Eles enfrentaram um difícil teste contra o actual campeão, o Senegal. O Senegal tem um histórico de 100% no torneio e o jogo é difícil para o anfitrião.
O jogo será disputado no Estádio Charles Konan Banny no dia 29 de Janeiro.
Marrocos vs África do Sul
Os semifinalistas da Copa do Mundo FIFA de 2022 estão a caminho de vencer CAN Côte d'lvoire 2023. No caminho para alcançar o feito, enfrentarão a África do Sul nos oitavas-de-final. O ataque da África do Sul com Percy Tau e Themba Zwane dará aos marroquinos muitos problemas para resolver. O jogo será no dia 30 de janeiro, no Estádio Laurent Pokou. (LANCEMZ)
CAN -2023: CALENDÁRIO OITAVOS-DE-FINAL
Sábado, 27 de Janeiro
19:00 Horas – Angola – Namíbia
22:00 Horas – Nigéria – Camarões
Domingo, 28 de Janeiro
19:00 Horas – Guiné Equatorial – Guiné
22:00 Horas – Egipto – República Democrática do Congo
Segunda-feira, 29 de Janeiro
19:00 Horas – Cabo Verde – Mauritânia
22:00 Horas – Senegal – Costa do Marfim
Terça-feira, 30 de Janeiro
19:00 Horas – Mali – Burkina Faso
22:00 Horas – Marrocos – África do Sul