A FIBA - África atribuiu ao Senegal a organização da janela de qualificação ao Campeonato Africano de Basquetebol em seniores masculinos - Afrobasket 2025 do grupo A onde Moçambique está inserido e que deverá ter lugar no mês de Novembro. Para chegar a essa janela de qualificação, Moçambique eliminou a África do Sul, na etapa que teve lugar em Maputo, em Fevereiro último, após vitória por 62-50 e derrota por 57-48.
Por Redacção LanceMZ
Com efeito, a Federação Moçambicana de Basquetebol tinha intenção de acolher esta etapa de apuramento, porém acabou por desistir devido aos altos encargos financeiros e falta de infraestruturas adequadas para acolher a prova, pelo que o combinado nacional terá que se deslocar para o estrangeiro com vista a tomar parte nesse apuramento.
A FIBA-África atribuiu ao Senegal a responsabilidade de organização desta janela de qualificação que deverá ter lugar entre os dias 22 e 24 de Novembro, segundo revelou uma fonte ligada ao organismo máximo da bola-ao-cesto ao nível continental.
Na segunda janela da pré-qualificação ao AfroBasket 2025 Moçambique deverá defrontar as seleções do Sudão do Sul a 22 de Novembro, para no dia seguinte enfrentar a República Democrática do Congo, encerrando a participação a 24 do mesmo mesmo frente ao Mali.
A cidade de Dakar também vai acolher o Grupo C envolvendo as selecções do Senegal, Camarões, Ruanda e Gabão.
A terceira janela envolvendo as selecções do Grupo A deverá acontecer em Fevereiro de 2025 num país ainda por indicar. O Campeonato Africano sénior masculino terá lugar em Agosto de 2025 em Angola e deverá envolver 16 selecções. (LANCEMZ)