desporto mocambicano

Seleccionador de Futebol de Praia Abineiro Ussaca à caminho da conquista de Marselha

  • 1889

Marselha, cidade portuária no sul da França, é um importante centro de imigração e comércio desde que foi fundada pelos gregos por volta de 600 a.C. No seu coração está o Vieux-Port (Porto Velho), onde pescadores vendem peixes ao longo do cais repleto de barcos. E é lá aonde vai atracar o barco do timoneiro da selecção nacional de futebol de praia, Abineiro Ussaca, que dia 2 segue viagem para Europa, concretamente para Portugal, para juntar-se à equipa do Marselha BT que prepara a sua participação na Euro Winners CUP, prova equivalente a Liga dos Campeões Europeus da modalidade.

 

Por Alfredo Júnior

 

É algo histórico, pois nem recuando para os remotos anos em que Júlio César conquistou a Gália se encontra um moçambicano que tenha dirigido um batalhão de homens, neste caso que tenha conduzido uma equipa de futebol nem que seja praticado de pés descalços. A partir do próximo mês de Junho,  Abineiro Ussaca será o primeiro moçambicano a assumir as funções de treinador principal de uma equipa europeia de futebol de praia, saído directamente da Pérola do Índico, neste caso para assumir os destinos do Marselha.

 

Ussaca revelou que a viagem inicia a 2 de Junho para que até 4 do mesmo se junte à esquina que “está em Nazaré já a preparar a presença na Euro Winners CUP, competição na qual vamos defrontar equipas como o ACD o Sótão de Portugal que já conhecemos por termos realizados jogos contra eles aquando da preparação da selecção”.

 

NELSON MANUEL E TRÊS SENEGALESES NA BAGAGEM

 

O timoneiro da selecção nacional não irá sozinho para esta aventura, sendo que leva na sua bagagem o melhor marcador do último Campeonato Africano das Nações, Nelson Manuel, bem como três jogadores da seleção Campeã Africana, o Senegal, com destaque para o guarda-redes que já está em Portugal.

 

O treinador diz que o namoro com o Marselha durou um ano e teve o apadrinhamento do Seleccionador das Ilhas Comores que também tem ligação com a equipa francesa. “Na altura levei o assunto na brincadeira, mas na África do Sul quando conquistamos o torneio da COSAFA comecei a levar a sério e trocamos ideias sobre quais os melhores jogadores de África que poderiam ser uma mais valia para equipa, daí que chegamos acordo para esta transferência que inclui quatro jogadores”, disse Ussaca.

 

Abineiro Ussaca diz que este “será um grande salto” na sua carreira e partilhou o mérito “com todos que se envolvem no futebol de praia moçambicano, desde o Governo, a Federação, Associações, jogadores e a comunicação social” porque é graças a este trabalho colectivo que chegamos longe”.

 

PASSAR A FASE DE GRUPOS DA EURO WINNERS CUP

 

A ligação de Abineiro Ussaca será, numa primeira fase, por um período muito curto e durará tempo da realização do torneio da Liga dos Campeões Europeus de Futebol de Praia. Mas o actual timoneiro do Vulcano disse que “a equipa francesa pretendia que a ligação fosse por um período de um ano, mas ainda tenho muito a aprender com esta experiência e continuarei com treinador da selecção nacional, pelo que não estou preocupado em fixar-me em França, isso é que fez com que houvesse uma demora para que chegássemos a acordo com o Marselha”.

 

Para esta sua ligação com o Marselha o objectivo passa por qualificar a equipa para a segunda fase da Liga dos Campeões Europeus, um objectivo que Ussaca diz ser possível de alcançar, até porque “conheço alguns adversários que estarão no nosso grupo com quem já cruzei caminho e fui bem-sucedido, ainda que tenha sido pela selecção de Moçambique".

 

Após esta aventura, Ussaca tem pela frente os trabalhos de preparação da participação de Moçambique no Campeonato Africano das Nações que terá lugar em outubro próximo em Vilankulos, na província de Inhambane. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .