Todos os pugilistas moçambicanos foram eliminados do Campeonato Mundial de Boxe que decorre em Tashkent, no Uzbequistão, até ao dia 14 de Maio. Os últimos a entrar em cena foram os atletas Yassine Nurdine e Albino “Solomone” Gabriel que caíram aos pés de oponentes cubanos, nos combates dos oitavos-de-final da competição.
Por Redacção LanceMZ
Nesta segunda-feira, 8 de Maio, na categoria Elite 46-48 Kg Yassine Nurdine saiu derrotado do combate disputado frente ao cubano Alejandro Claro que venceu por 5-0. Nurdine procurou fazer os seu melhor neste combate, porém valeu a maior experiência do pugilista cubano que é um dos candidatos à conquista da medalha de ouro.
Quem também combateu nos oitavos-de-final foi Albino “Solomone” Gabriel que saiu derrotado por 5-0 frente a Nelson Williams na categoria Elite 80-86 Kg. O combate foi bem disputado, mas o moçambicano não conseguiu apresentar argumentos para recolher maior simpatia por parte do júri que atribuiu vitória incontestável ao cubano.
Assim terminou a participação moçambicana na prova em que o máximo que os pugilistas nacionais conseguiram foi chegar aos oitavos-de-final. Recordar que Tiago Muxanga foi eliminado nos na categoria Elite 67-71 kg pelo pugilista anfitrião do Uzbequistão, Saidjamshid Jafarov, enquanto que Armando Sigaúque combateu na categoria Elite 54-57 Kg foi derrotado pelo pugilista do Turquemenistão Asror Vahidov. Todos pugilistas moçambicanos foram derrotados por pontos, ou seja, 5-0, o que equivale dizer que foram até ao fim dos seus combates.
O Campeonato do Mundo vai decorrer durante 14 dias, envolvendo 538 pugilistas de 107 países, com o prémio global da competição 5.2 milhões de dólares americanos, correspondente a 316 milhões de Meticais ao câmbio do dia. A organização disponibiliza ainda 200 mil dólares, cerca de 12,6 milhões de Meticais, aos grandes vencedores da prova. (LANCEMZ)











