desporto mocambicano

Requalificação do Estádio da Machava em ritmo de contra relógio para colocar o recinto no nível 3 exigido pela CAF

  • 166

A requalificação do Estádio da Machava é uma obra de grande engenharia. As obras para dar uma nova imagem e adequar o recinto as exigências da Confederação Africana de Futebol estão a decorrer a um ritmo assinalável, ou seja, num contra relógio para que o empreendimento esteja em conformidade e dentro dos prazos estabelecidos.

 

Por Alfredo Júnior

 

O novo estádio da Machava vai manter o seu traço arquitetónico para a prática de diversas modalidades desportivas, ou seja, o futebol, atletismo e ciclismo, destrancando-se a colocação de um novo piso de relva natural para a prática de futebol.

 

“O que teremos é, primeiro, o nosso campo já renovado com relva natural, o sistema de drenagem melhorado, o sistema de rega também melhorado, até automatizado, depois vamos ter pista de atletismo em tartan, vamos melhorar a pista de ciclismo e vamos fazer diversos trabalhos civis de reparação interna em vários pontos do campo, desde as bancadas, as casas de banho, os muros de vedação. Vamos também incluir torniquetes para controlo do acesso, porque o acesso já vai ter um controlo eletrónico”, explicou Samuel Muzima, Engenheiro responsável pela obra.

VEJA A REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE

 

A modernização vai incluir a melhoria das torres de iluminação para a realização de jogos no período nocturno, para além de estar disponível um sistema de rede de dados que vai culminar com a instalação de uma sala de controlo do Sistema de Vídeo Árbitro.

 

“Vamos pôr uma rede de dados aqui para a interligação dos diferentes elementos que dependem da internet. O próprio sinal de internet para os utentes do campo, mas também estamos a prever toda a preparação necessária para o futuro funcionamento de vídeo-árbitro”, explicou Muzima.

 

BALNEÁRIOS MAIS PRÓXIMOS DO CAMPO

 

A construção de um novo edifício para balneários, respondendo aos requisitos que o licenciamento do Nível 3 da CAF exige e oferecendo comodidade aos utentes é das grandes obras de engenharia civil, sendo que a construção de um novo túnel de acesso directo e rápido ao recinto de jogo já está em curso e a ganhar forma.

 

“O novo edifício, para o qual se construiu um novo túnel é a grande intervenção, porque esta visa responder à exigência da distância mínima entre o balneário e o campo. Com este novo edifício nós temos as coisas mais próximas, pois também a organização das coisas é mais ajustada à nova exigência de um campo como este para a categoria 3 da CAF, que é o que nós queremos. Temos novas salas para o pessoal da CAF, temos salas para árbitros, temos para os apanha-bolas, temos também sala anti-doping, salas de conferência, entre outras”, garantiu o Engenheiro responsável pela obra.

 

No local decorrem trabalhos civis gerais de reabilitação das bancadas, incluindo reparação de fissuras, desalinhamentos, infiltração de águas, perdas de solos e pinturas. O novo estádio terá uma tribuna dedicada à imprensa para além de uma sala para as conferências de imprensa, zona mista, bem como vários espaços de restauração.

 

“Temos previsto uma nova sala por cima do atual edifício da tribuna, conforme viram durante a visita. Tem duas salas, uma delas prevê-se que seja restaurante, a outra sala seja mesmo de espera dos jornalistas, para quando termina o jogo puderem interceptar os jogadores, o pessoal que é afim para as entrevistas”, explicou o nosso interlocutor. 

VEJA A VISITA DO MINISTRO DA JUVENTUDE E DESPORTOS

 

ASSENTOS INDIVIDUALIZADOS DE PLÁSTICO

 

A capacidade do recinto será revista com as intervenções em curso, sendo que a comodidade para os espectadores também será melhorada, tendo em conta que se prevê a montagem de assentos individualizados para todos espectadores.

 

“Estamos a considerar a capacidade que sempre é aquela que é conhecida, cerca de 45 mil. Durante esta intervenção, por adequação, vamos perdendo um e outro lugar, mas não muito longe dos 45, então podemos nominalmente considerar essa capacidade”, referiu Muzima. 

 

Por forma a que a obra esteja concluída dentro dos prazos estabelecidos, a mesma decorre em lotes que foram alocados a diversos empreiteiros que aceleram as actividades para que a 25 de Junho o Estádio da Machava esteja pronto para a cerimónia de celebração dos 50 anos da independência nacional. (LANCEMZ)

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .